Topo

Campeões pelo Porto e pela Seleção, Diego e Luis Fabiano se reencontram

07/07/2017 07h45

Um reencontro de dois velhos companheiros e rivais está marcado para este sábado. Depois de ser adiado duas vezes, Luis Fabiano e Diego vão se enfrentar neste sábado no clássico entre Vasco e Flamengo em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. O centroavante vascaíno e o meia rubro-negro já foram rivais em diversos clássicos paulistas, mas também já levantaram importantes troféus juntos, tanto por clube, quanto por Seleção. Pelo Estadual, em uma partida, o Fabuloso ainda não estava apto para jogar, e em outro, o flamenguista estava com a Seleção Brasileira.

Primeiro, foram rivais em São Paulo. Luis Fabiano pelo Tricolor, e Diego pelo Santos. Em 2004, desembarcaram juntos em Portugal para defender o Porto, então atual vencedor da Liga dos Campeões. Badalados, faziam parte de um pacotão de reforços que contava ainda com Quaresma, Pepe, Ibson, Anderson, Hélder Postiga, Seitaridis, Léo Lima e até Thiago Silva, que teve uma passagem apagada no clube antes de brilhar pelo Fluminense.

Antes de serem parceiros no Dragão, no entanto, estavam de amarelo. Na Copa América daquele ano, ambos estiveram na conquista da competição na histórica final contra a Argentina.

No Porto, Diego chegou até com mais responsabilidade do que Luis Fabiano. Afinal, sua missão era substituir "apenas" Deco, craque da conquista da Champions, que tinha sido vendido ao Barcelona. Não chegou a ir mal, mas tal expectativa exagerada e opções duvidosas do então técnico Co Adriaanse levaram o meia a ser vendido ao Werder Bremen em 2006.

Já Luis Fabiano teve dificuldades de adaptação. Em 27 partidas pelo Dragão, marcou apenas três gols e saiu logo na temporada seguinte para o Sevilla, onde se transformou em ídolo.

Ainda assim, tiveram tempo de fazer história no clube. Em 2004, foram campeões mundiais pelo Dragão, na final contra o Once Caldas. Diego cobrou um dos pênaltis, e Luis Fabiano também foi titular, mas saiu ainda no tempo regulamentar.

Depois de saírem do Porto, cada um tomou o seu rumo. Diego passou por Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg, Atlético de Madrid e Fenerbahçe, até enfim chegar ao Flamengo no ano passado. Luis Fabiano ficou no Sevilla durante seis anos, virou ídolo e voltou para o São Paulo em 2011. No ano passado foi se aventurar na China, e retornou ao Brasil neste ano para defender o Vasco.