Topo

Corinthians evita pressa com Marciel após diagnóstico de doença

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

07/07/2017 06h30

Sem jogar uma partida há exatos cem dias, o volante Marciel vê interrompida a temporada que podia marcar sua afirmação como jogador profissional do Corinthians. Apesar da postura fora de campo elogiada e do desempenho técnico aprovado pelo técnico Fábio Carille, o jovem de 22 anos não deverá entrar em campo novamente pelo menos até o mês de setembro.

Diagnosticado com um problema de saúde em abril, conforme publicado pelo UOL Esporte, ele consumiu um medicamento proibido pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), que respondeu ao Corinthians há poucos dias a respeito do prazo para a eliminação completa da substância do organismo.

Marciel tem uma doença chamada "Alopécia Areata", que é caracterizada por queda de cabelo em placas redondas, ou seja, "buracos" sem cabelo no couro cabeludo da pessoa. No caso de Marciel, o problema é causado por estresse e ansiedade e fez com que ele raspasse todo o cabelo há dois meses e começasse a usar touca nos treinamentos.

Desde então, ele parou de ser relacionado para os jogos por conta do risco de doping, à espera do comunicado da ABCD, que enfim foi divulgado e aumentou o prazo para o retorno aos jogos. Mesmo assim, o jogador mantém a rotina de atividades no CT Joaquim Grava.

"Desde que o Marciel teve esse problema ele tem sido o mesmo atleta, sempre dedicado, sempre dando risada, fazendo os trabalhos que são colocados para ele. Agora é aguardar o período determinado para voltar a atuar, porque é um jogador com muita condição, em quem confiamos. Agora o tempo tem que ser o senhor dele, vai esperar para ser utilizado mais para frente", diz ao LANCE! Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians.

Marciel foi destaque do Timão campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2015, ano que também marcou sua estreia no time profissional e seu primeiro gol, em partida contra o Fluminense pelo Brasileirão. Em 2016, o Corinthians emprestou a promessa ao Cruzeiro para que adquirisse ritmo de jogo, mas ele pouco jogou por lá. O ano de 2017 era para marcar a afirmação no Timão e os indícios foram fortes de que isso aconteceria, pois foram sete jogos disputados. Até o drama da doença e do controle de doping aparecer.

Pessoas do Corinthians dizem que Marciel poderia ser atualmente o reserva imediato de Guilherme Arana como lateral-esquerdo do Corinthians, condição atualmente ocupada por Moisés. O jovem camisa 22 havia começado a carreira nesta posição e agradou Carille, como explica também ao L! o gerente de futebol corintiano, Alessandro Nunes.

"Ele vinha sendo aproveitado na lateral esquerda e fez ótimos jogos ali, nos surpreendeu em uma posição que sequer imaginávamos que ele pudesse jogar. O que ele atuou na lateral foi impressionante. É mais um jovem, uma prata da casa que conhece bem o clube, vamos aguardar", disse.

Marciel hoje soma 16 partidas pelo Corinthians, além do gol marcado em 2015. Destaque da base, ele vê jogadores de gerações posteriores terem oportunidades enquanto aguarda o fim do prazo do controle de doping.

Para Joaquim Grava, chefe do departamento médico do Corinthians, o jogador deve assumir a responsabilidade pelo período de ao menos mais três meses sem poder atuar, pois foi dele e a decisão de ingerir o medicamento proibido.

"O Corinthians indicou um dermatologista, mas ele decidiu tratar por conta própria e procurou uma profissional, que aplicou um medicamento que é proibido. Ele levou para a gente, consultamos a ABCD e chegou a resposta. Agora é ter paciência. Quando um jogador se automedica sem indicação do clube passa a ser responsabilidade dele, mas sabemos que não fez por mal", disse.

Paciente, Marciel não dá mostras de abalo em razão da situação no dia a dia de atividades no CT Joaquim Grava. O Corinthians pensava em emprestá-lo antes de toda a situação, mas agora resolveu cuidar de perto da promessa, em quem acredita fortemente no potencial.