Futebol em tempos de guerra! Séries A e B têm média alta de violência

As imagens de selvageria continuam a entrar em campo na temporada do futebol brasileiro. Somente nas Séries A e B, houve dez casos de violência até o momento nesta temporada.

Sociólogo e autor do livro 'A Violência no Futebol: Novas Pesquisas, Novas Ideias, Novas Propostas', Mauricio Murad aponta que os índices aumentam sensivelmente com a chegada das competições nacionais:

- Este é o momento em que rivalidades inter-regionais e até estaduais ficam mais acirradas. E esta escalada tem sido maior a cada ano. Somente nesta temporada, tivemos dez episódios, média de quase uma por rodada nas competições! - afirmou. ao LANCE!.

Murad aponta outros fatores que levam à violência desenfreada:

- Nosso país é marcado pela impunidade em vários setores, e no futebol isto fica mais refletido. Há apenas medidas paliativas, e raras punições aos criminosos.

O LANCE! traça o mapa dos crimes que assolam as Séries A e B.

9/7/2017 - Botafogo 1x1 Atlético-MG

Membros de uma organizada em homenagem ao Botafogo fazem uma emboscada a uma facção em referência ao Atlético-MG no Setor Sul do Nilton Santos. São detidos 13 torcedores, e dez deles, encaminhados ao Jecrim.

8/7/2017 - Vasco 0x1 Flamengo

A barbaridade toma conta de São Januário ao fim da partida. Torcedores do Vasco passam a atirar objetos e bombas para o gramado, além de depredar o local, protagonizando cenas de agressão e momentos de calamidade.

A PM reage atirando balas de borracha e disparando bombas de efeito moral. Momentos de pânico passam a acontecer no estádio. Torcedores invadem cabines de imprensa e camarotes para se refugiar (alguns em busca de abrigo, outros em busca de confusão). Há agressão a um repórter, ameaças e roubos na sala de imprensa.

No lado de fora, seguem os momentos de agressão. O saldo é um torcedor morto, dois baleados e um ferido por estilhaços.

8/7/2017 - Internacional 1x1 Criciúma

A irritação com o tropeço do Internacional na Série B gera tumulto no Beira-Rio. Torcedores depredam cadeiras nas arquibancadas e atiram objetos na direção da zona mista dentro do estádio. Do lado de fora, gradis de proteção e vidros são quebrados no acesso ao local. Além disto, há registros de saques e danificação de vidros na loja do Colorado. Duas organizadas em homenagem ao Inter são punidas por 90 dias.

2/7/2017 - Atlético-MG 3x1 Cruzeiro

O clássico mineiro também traz registros de brigas de torcidas. Horas antes do jogo, há registros de brigões dos dois clubes em ruas em Belo Horizonte. Ao todo, são oito torcedores presos.

1/7/2017 - Internacional 0x1 Boa Esporte

A frustração com um revés do Internacional na Série B já gerara protestos graves na semana anterior no Beira-Rio. Gradis, cones, garrafas e pedras são arremessados na direção de policiais e seguranças do clube. Há tentativa de contê-los com spray de pimenta, mas o conflito é forte.

24/6/2017 - Brasil de Pelotas 0x1 Internacional

Há registro de brigas entre membros de organizadas de Brasil e Inter antes da partida, válida pela Série B. Em ruas próximas ao Estádio Bento Freitas, membros de organizadas em homenagem aos dois clubes protagonizam momentos de agressão. Uma organizada do Xavante tem seu funcionamento suspenso. Já do lado do Inter, 12 torcedores têm acesso ao estádio restrito.

24/6/2017 - Vila Nova 2x0 Goiás

O clássico goiano rende momentos de pancadaria na Série B. Um torcedor de organizada do Goiás é morto antes da partida, ao ser atingido por um tiro enquanto ia para o Serra Dourada. Já no estádio, as cenas de pancadaria ganham as arquibancadas quando a torcida do Vila Nova começa a se encaminhar para o lado onde estava a organizada. Integrantes do Esmeraldino invadem o setor e começam a protagonizar uma briga generalizada. Um torcedor do Goiás leva chutes de adversários, e cai desacordado. Há outros feridos.

20/6/2017 - Internacional 1x1 Paraná

Ao fim do empate em 1 a 1 do Internacional com o Paraná, colorados arrancam cadeiras do Beira-Rio e as arremessam na direção do gramado. Membros de três organizadas são punidas, no mesmo dia em que são estabelecidas as penas referentes a Brasil de Pelotas e Internacional.

18/6/2017 - Coritiba 0x0 Corinthians

Horas antes da partida, torcedores do Coritiba fazem uma emboscada a corintianos que eram transportados para a partida no Couto Pereira. A briga deixou dez corintianos feridos. Um dos corintianos chegou a ficar em estado grave, mas recebeu alta do hospital.

7/6/2017 - Vasco 2x5 Corinthians

Vídeos mostram que torcedores do Vasco foram conduzidas para fora do estádio por seguranças do clube. Torcedores acusam a maneira agressiva ao fato de eles não aceitarem críticas direcionadas ao presidente do clube, Eurico Miranda. Há registros de agressões nas arquibancadas, e do lado de fora do estádio. O caso para no STJD e, no primeiro julgamento, o Vasco é absolvido pelo caso em São Januário.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos