Topo

Consenso da oposição do Vasco é por união para vencer pleito presidencial

11/07/2017 23h32

Os grupos de oposição a Eurico Miranda se reuniram na noite desta terça-feira, em um clube na Zona Sul do Rio de Janeiro, em prol da unificação das chapas para que a oposição seja representada em um único nome. Tudo visando ter maior possibilidade de vencer a eleição presidencial marcada para novembro. Depois de cerca de três horas e aproximadamente 20 grupos discursando, o consenso observado foi pela união entre os candidatos, citando ser a única forma de derrotar o atual presidente Eurico Miranda. Entretanto, não há prazo para que isso se defina.

Outras reuniões acontecerão nas próximas semanas com esse tema principal. A desta terça-feira foi organizada por beneméritos e grandes beneméritos do Vasco e contou com a presença de aproximadamente 100 sócios. Os três candidatos de oposição que já lançaram a candidatura tiveram suas chapas representadas no evento. Nelson Sendas pela "Sempre Vasco", de Júlio Brant (que não compareceu pessoalmente por estar em viagem), Alexandre Campello, da "Frente Vasco Livre", e Otto Carvalho, da "Ao Vasco Tudo".

Um dos pontos mais levantados durante os discursos - a reportagem do LANCE! contabilizou ao mínimo cinco, entre "Sempre Vasco" e "VascoMed" - foi o de uma pesquisa ser realizada em breve entre os sócios aptos a votar para definir o nome ideal. Esta ideia de pesquisa não é consenso entre toda a oposição, entretanto. "Frente Vasco Livre" e "Ao Vasco Tudo" não alinham para esta vertente de pesquisa. Membros da chapa de Otto, por exemplo, acreditam que o melhor é definir qual perfil de presidente tem maior abertura interna para definir o candidato único.

Como a eleição acontece em novembro, a tendência é que uma definição sobre união e a junção em si das chapas de oposição ocorra em setembro. As conversas nos bastidores políticos entre os grupos envolvidos seguirão para que não demore por uma solução. Nesta terça-feira, vale destacar, foi a primeira vez que as três principais frentes de oposição tiveram representantes juntos em um encontro em prol da união. Todos os envolvidos ouvidos pela reportagem classificam esta reunião como a mais proveitosa pela unificação da oposição feita até agora.