Topo

Em primeiro tático no São Paulo, Dorival Júnior escala Nem e Cueva

11/07/2017 17h59

O técnico Dorival Júnior fez nesta terça-feira sua primeira atividade tática no comando do São Paulo. De olho no duelo contra o Atlético-GO na próxima quinta-feira, no Morumbi, o comandante esboçou uma formação, que teve como principais novidades os retornos do meia Cueva e do atacante Wellington Nem entre os titulares.

Inicialmente, Dorival separou um grupo de 13 jogadores em uma rodinha, já dando indício de escalação. Mais tarde, levou 11 ao campo para passar as instruções táticas. O time escolhido foi: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Petros, Wellington Nem, Cueva e Jonathan Gomez; Pratto - os dois descartados foram Bruno e Lucas Fernandes. O esquema foi o 4-2-3-1. Em relação ao clássico contra o Santos, no último domingo, Nem ganhou a vaga de Marcinho e Cueva, que nem foi relacionado, a de Denilson.

Dorival aproveitou o treino para passar muitas instruções aos jogadores. A bola quase não rolou. De forma didática, o treinador explicou o que gostaria que seus jogadores fizessem enquanto estava com a bola, diante de um time reserva que simulava o Atlético-GO. Nesse ponto, o treinador evocou uma tática utilizada na época de Santos. Como alternativa nas jogadas pelas pontas, os laterais fechavam pelo meio abrindo ao invés de irem até o fundo. Com os pontas já abertos, a ideia era que Buffarini e Júnior aproveitassem o corredor que se formara para penetrarem na área adversária.

O comandante também pediu atenção na recomposição para o São Paulo não ser surpreendido no contra-ataque. Pediu que a marcação seja adiantada na hora de tentar a segunda bola, aquela do rebote que geralmente cai na entrada da área do adversário. Dorival pediu aproximação dos volantes e zagueiros à essa zona, com o intuito de pressionar o adversário que por ventura receber a bola por ali.

Antes, o técnico também fez um trabalho específico para a defesa. Ele ainda treina o time nesta quarta-feira à tarde antes de definir a escalação para sua estreia no Brasileirão. Com 11 pontos, o São Paulo ocupa a 19ª colocação no Brasileiro, quatro acima do lanterna Atlético-GO.

Vale lembrar que tanto Cueva quanto Wellington Nem não vivem boa fase no São Paulo. O atacante marcou apenas um gol desde que chegou ao clube, enquanto o meia peruano não marca e não dá assistência desde março.