Topo

Carille responde a perguntas de torcedores e diz não ser "chuva de verão"

Miguel Schincariol/Getty Images
Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

11/07/2017 07h50

Fábio Carille caiu definitivamente nas graças da torcida do Corinthians. Campeão paulista, líder do Brasileirão com três rodadas de folga e responsável por retomar o estilo de jogo característico do clube, o treinador teve uma amostra do carinho da torcida nesta segunda-feira, quando participou de um evento beneficente em um restaurante da capital paulista.

Acompanhado de Walmir Cruz, que é preparador físico do Timão, Carille atendeu cerca de 60 torcedores para fotos, autógrafos e... perguntas. Em bate-papo de quase uma hora de duração, o técnico respondeu questionamentos de vários tipos. Entre os temas: permanência de Guilherme Arana, reforços, chance de convocação de Cássio para a Seleção, Danilo, Carlinhos, Pedrinho, Giovanni Augusto, Luciano, promessas da base e também o Dérbi desta quarta-feira, às 21h45, pela 13ª rodada do Brasileirão. Rolou até uma pergunta mais delicada, que o treinador respondeu com firmeza. Questionado se ele temia ser "chuva de verão" como profissional, Carille foi direto.

"Não, não. Podem ter certeza que eu vim para ficar".

O evento que contou com participação de Carille foi organizado pela empresa Ídolos Eternos, que reverte parte do valor arrecadado com a venda dos convites para o jantar para entidades beneficentes - no caso, será a FRALUZ (Associação Instituto Fraternidade Luz), localizada em Carapicuíba e focada em assistência social com fundamentos religiosos. Ainda houve leilão de uma camisa autografada do Timão por R$ 4 mil e um quiz proposto pelo apresentador do evento sobre qual é o título mais importante da história do clube. Depois de ouvir referências a 1977, 1990 e 2012, Carille se soltou e tirou risadas da platéia.

- E o de 2017?

VEJA OS TEMAS QUE CARILLE RESPONDEU AOS TORCEDORES:

AFASTAMENTO DE CRISTIAN
"Na verdade não foi uma decisão minha, e sim da diretoria, por causa de uma entrevista que ele deu onde ele foi muito mal, e ele sabe disso hoje. Foi uma decisão totalmente direcionada pela diretoria, nada pela comissão técnica."

CARLINHOS

"Terá oportunidades, sim. Está trabalhando com a gente no dia a dia e descendo para jogar no sub-20. A questão é que a posição dele é a do Jô, que está dando uma resposta muito boa."

RECUPERAÇÃO DE GIOVANNI AUGUSTO

"Com certeza é possível. Ele está trabalhando bem e era para estar melhor se não fosse uma lesão no tornozelo que fez ele perder um mês um pouco. Ele está treinando bem e sei que dará uma resposta positiva."

FELLIPE BASTOS

"A situação dele talvez tenha sido um erro meu, de acelerar o processo dele ir para campo depois de dois anos no mundo árabe, onde o futebol não tem tanta intensidade, é outro tipo de futebol. Mas ele deu uma resposta boa nos primeiros treinos e acelerei a estreia, o que talvez tenha sido meu erro. Só que o Maycon entrou e jogou bem, então o Fellipe agora tem que esperar a chance dele."

FAVORITISMO NO DÉRBI

"Não sabia disso (risos). Me trouxe mais responsabilidade ainda. Mas temos nossa forma de jogar, que não mudo. A gente sabe jogar muito bem sem a bola e precisamos jogar por esses 13 pontos de vantagem, jogar bem, controlar a concentração. Será um jogo de muita competição, porque é assim que o Cuca gosta de trabalhar, com lateral na área, jogo de força, temos que estar concentrados para fazermos um grande jogo e tentarmos a vitória."

CÁSSIO NA SELEÇÃO

"Conversei bastante com o Taffarel, porque o Tite tem um trabalho de fazer com que os profissionais de sua comissão técnica vão até os clubes dos jogadores que estão se destacando, e o Cássio está se destacando muito. O Taffarel está visitando os clubes onde os goleiros estão se destacando, mas não falou sobre convocação. No dia em que o Tite for anunciar é bem provável que o Cássio esteja nas próximas convocações."

LUCIANO

"Nesse momento não será aproveitado, nosso grupo está fechado até o fim do ano. Ele deve estar sendo negociado, era para ter se apresentado hoje, mas não foi, então deve estar com alguma coisa certa para sair."

RODRIGO FIGUEIREDO

"O Rodrigo está trabalhando conosco desde o ano passado, trabalhando bem. Mas também é uma posição em que estamos tendo uma resposta boa de Jadson e Rodriguinho. Terá que esperar o momento dele também, mas está na lista da Sul-Americana e tem boas condições."

RODADA PARA O TÍTULO BRASILEIRO

"Sou muito sincero de que não penso lá na frente, penso jogo a jogo, não falo em invencibilidade com os atletas, por exemplo, coloco foco no Palmeiras, passo a passo. Mas quem sabe sejamos abençoados o quanto antes com um grande título para nós."

PLACAR PARA QUARTA-FEIRA

"1 a 0 eu já estou feliz demais. Aquela goleada de 1 a 0, sabe? (risos)."

SITUAÇÃO DE GUILHERME ARANA

"Tomara que fique. O Corinthians pode fazer uma negociação agora e entregar no fim do ano, como foi com o Gabriel Jesus no Palmeiras. Sabemos que é difícil, até porque o treinador deles (Bordeaux) quer de imediato, mas o Corinthians vai trabalhar bastante para que não saia ninguém. Oficialmente não tem nada agora, mas já sabemos que a qualquer momento pode chegar."

DERRUBAR MARCA DE INVENCIBILIDADE DE TITE

"Isso nos deixa muito feliz por tudo o que aconteceu em 22 de dezembro, toda a insegurança, críticas, o que houve em 2016. Eu digo que sou abençoado, muito feliz pelo que está acontecendo. Mas não passo isso aos jogadores. Fico feliz por tudo o que acontece e as marcas que atingimos nesse início de caminhada. No jogo contra o Patriotas, o Balbuena pegou e falou "não acreditei que íamos perder a invencibilidade aqui na Colômbia, depois de tudo isso". Eles sabem o que está acontecendo, mas tentamos não aumentar a responsabilidade."

PROMESSAS DA BASE

"Vejo jogadores de qualidade, como o Marquinhos, que só não está com a gente hoje pelo tanto de jogadores que havia no profissional, 44 atletas quando eu cheguei. Tem também o Renan Areias, que tem todas as características que o torcedor corintiano gosta, como Gabriel e Ralf. Mas ainda é necessária uma programação para integrarmos esses jogadores ao profissional."

DANILO

"A gente tem que ter bastante paciência, porque ele teve uma fratura muito séria. De uma semana para cá está trabalhando com o grupo normalmente e vai mais um tempinho para adquirir ritmo."

PEDRINHO

"Ele está passando por um processo físico, já ganhou 4kg, e tem que se acostumar um pouco. É só vocês observarem um pouco o jogo contra o Botafogo que ele se afogou, fez uma jogada, duas, depois começou a tocar. Outra vez contra a Ponte Preta. É como soltar 4kg na mão de uma pessoa e ela correr com isso, tem que se adaptar a isso. Mas podem ter certeza que será um grande jogador do Corinthians e do futebol brasileiro, porque ele tem talento, tem aquelas coisas que não se treina. Ele pensa mais rápido que os outros e tecnicamente já está mostrando o que sabe. Vamos ter um pouco de paciência que em breve ele será titular do Corinthians."

REFORÇO

"Hoje eu quero um só, se possível, que é um zagueiro. Um só. Se não sair ninguém e o Corinthians conseguir trazer outra peça, é um zagueiro. Se não vier, também, não tem problema nenhum, vamos seguir assim até o fim do ano. Hoje temos os dois titulares, Pablo e Balbuena, e os dois garotos, Léo Santos, que também será um grande jogador, e o Pedro, que tem participado bastante. O certo é ter cinco zagueiros, mas o Vilson está com um problema que ainda não sabemos o prazo para retorno."