Topo

Grêmio encerra invencibilidade do Flamengo na Ilha e segue caça ao Corinthians

13/07/2017 21h30

O Campeonato Brasileiro tem um novo vice-líder. No duelo pelo posto de segundo colocado, o Grêmio venceu o Flamengo, por 1 a 0, com gol de Luan, nesta quinta-feira, na Ilha do Urubu. O Tricolor Gaúcho chegou aos 25 pontos, dez a menos do que o líder Corinthians. Já o Rubro-Negro permaneceu com 23 e agora é o quarto. Esta foi a primeira derrota do Fla no alçapão.

O Rubro-Negro fez uma partida ruim e não teve a mesma pegada dos últimos jogos. Já o Grêmio jogou de maneira inteligente e aproveitou muito bem a melhor chance que teve.

Diante de sua torcida, o Flamengo tentou sufocar o Grêmio nos primeiros minutos com a típica pressão inicial. No entanto, os visitantes encheram a frente da área com defensores e dificultaram a criação do trio formado por Diego, Everton e Everton Ribeiro.

O Grêmio parecia inofensivo, mas abriu o placar aos 25 minutos. Luan passou por dois marcadores e tentou tabelar com Barrios, mas Trauco cortou e a bola voltou justamente para o camisa 7, que chutou no canto esquerdo de Thiago.

O Flamengo chegou perto de empatar em chutes de fora da área. Cuéllar e Everton, que acertou o travessão, ameaçaram o goleiro Léo. No entanto, faltava penetração ao Rubro-Negro, que tinha muitas dificuldades para entrar na área do adversário. O Grêmio, por sua vez, esteve muito bem na marcação.

O segundo tempo começou parecido com a primeira etapa, mas o Flamengo foi elevando a temperatura com o passar do tempo. O time de Zé Ricardo passou e empurrar o Grêmio para a defesa, mas faltavam oportunidades de gol. Consciente de que precisava mudar o panorama da partida, Zé Ricardo ousou nas substituições e tirou os dois volantes do time, passando a jogar com dois centroavantes de origem: Damião e Vizeu.

Obviamente, com muita gente na frente, o Flamengo partiu para o tudo ou nada. O time rubro-negro trocava passes no campo de ataque, mas não encontrava brechas para furar a defesa adversária. O Grêmio assustava pouco, em raros contra-ataques, mas não estava morto. Num lance curioso, ao tentar cortar um chute do goleiro Léo, Leandro Damião quase empatou.

Frio e bem distribuído em campo, o Grêmio controlou o perigo e administrou a vantagem até o apito final. A impressão é que nem mesmo mais 90 minutos seriam suficientes para o Flamengo balançar a rede.

FICHA TÉCNICA:

Flamengo 0 x 1 Grêmio

Data/Horário: 13/7/2017, às 19h30

Local: Ilha do Urubu, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza (RS)

Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (RS) e Bruno Salgado Rizo (RS)

Cartões amarelos: Michel, Kannemann (GRE); Trauco, Mancuello (FLA)

Público e renda: 16.960 pagantes / 18.204 presentes / R$ 1.161.345,00

Gol: Luan, 25' 1°T (0-1),

FLAMENGO: Thiago; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Trauco (Mancuello, 31'/2°T); Márcio Araújo (Geuvânio, 13'/2°T), Cuéllar (Vizeu, 31'/2°T) e Diego; Everton Ribeiro, Everton e Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo.

GRÊMIO: Léo; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur (Jailson, 28'/2°T) e Ramiro; Luan (Thyere, 44'/2°T), Fernandinho e Barrios (Everton, 25'/2°T). Técnico: Renato Gaúcho.