Topo

Perto de série de 2013, São Paulo tem rodada favorável e pode sair do Z4

17/07/2017 05h30

A derrota de 2 a 0 para a Chapecoense neste domingo agravou ainda mais a crise do São Paulo. O time chegou há nove jogos sem vencer e se aproximou das 12 partidas de jejum registradas no Campeonato Brasileiro de 2013, ano em que brigou duramente contra o rebaixamento. No entanto, apesar da situação dramática, o Tricolor contou com a ajuda da tabela e pode deixar a zona da degola na próxima rodada.

 

O São Paulo está com 12 pontos, na 18ª colocação do Nacional. A diferença para o Avaí, 17º colocado, é de um ponto. Portanto, vencer o Vasco na próxima quarta-feira e os catarinenses não vencerem o Corinthians resolve. Já para a Ponte Preta, a 16ª colocada, primeira fora do ZG, é de três pontos e também pode ser superada. Isso porque o Tricolor ganha no saldo de gols (-4 contra -8). Ou seja, para deixar a zona da degola, a equipe de Dorival Júnior precisará bater o Vasco no Morumbi e torcer para Avaí não vencer e a Ponte perder do Coritiba no Moisés Lucarelli. Assim, terá o mesmo número de pontos e vitórias da Ponte, mas saldo superior

 

Vale lembrar que essa combinação só não será possível se o Vitória (19º), também com 12 pontos, vencer seu jogo por diferença de pelo menos oito gols. O Vitória recebe o vice-líder Grêmio em Salvador.

 

Na rodada que passou, a 14ª do campeonato, o São Paulo foi favorecido pelas vitórias, de virada, de Palmeiras sobre o Vitória e Grêmio sobre a Ponte Preta. Não fosse pelo tropeço da Macaca, não seria possível deixar a zona da degola na próxima rodada.

 

Por outro lado, a rodada seguinte também pode ser trágica para o São Paulo. Se perder para o Vasco em casa, o time pode ficar a seis pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento. Isso significa dizer que seriam necessárias pelo menos mais duas rodadas para deixar o Z4. A chance de virar o turno na zona da degola, nessas, condições, seria enorme.

 

É importante ressaltar que em 2013 o Tricolor virou o turno na zona do rebaixamento, no ano que em que ficou 12 jogos sem vencer. Foi conseguir alívio após a estreia do returno, iniciada pelo ex-técnico Muricy Ramalho com vitória sobre a própria Ponte no Morumbi. A partir dali, o time engatou sequências positivas e terminou o campeonato em 9º. Já no ano passado, o time também flertou com a zona do rebaixamento, mas só ficou no máximo cinco jogos sem perder. Terminou em 10º.