Perto de série de 2013, São Paulo tem rodada favorável e pode sair do Z4

A derrota de 2 a 0 para a Chapecoense neste domingo agravou ainda mais a crise do São Paulo. O time chegou há nove jogos sem vencer e se aproximou das 12 partidas de jejum registradas no Campeonato Brasileiro de 2013, ano em que brigou duramente contra o rebaixamento. No entanto, apesar da situação dramática, o Tricolor contou com a ajuda da tabela e pode deixar a zona da degola na próxima rodada.

 

O São Paulo está com 12 pontos, na 18ª colocação do Nacional. A diferença para o Avaí, 17º colocado, é de um ponto. Portanto, vencer o Vasco na próxima quarta-feira e os catarinenses não vencerem o Corinthians resolve. Já para a Ponte Preta, a 16ª colocada, primeira fora do ZG, é de três pontos e também pode ser superada. Isso porque o Tricolor ganha no saldo de gols (-4 contra -8). Ou seja, para deixar a zona da degola, a equipe de Dorival Júnior precisará bater o Vasco no Morumbi e torcer para Avaí não vencer e a Ponte perder do Coritiba no Moisés Lucarelli. Assim, terá o mesmo número de pontos e vitórias da Ponte, mas saldo superior

 

Vale lembrar que essa combinação só não será possível se o Vitória (19º), também com 12 pontos, vencer seu jogo por diferença de pelo menos oito gols. O Vitória recebe o vice-líder Grêmio em Salvador.

 

Na rodada que passou, a 14ª do campeonato, o São Paulo foi favorecido pelas vitórias, de virada, de Palmeiras sobre o Vitória e Grêmio sobre a Ponte Preta. Não fosse pelo tropeço da Macaca, não seria possível deixar a zona da degola na próxima rodada.

 

Por outro lado, a rodada seguinte também pode ser trágica para o São Paulo. Se perder para o Vasco em casa, o time pode ficar a seis pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento. Isso significa dizer que seriam necessárias pelo menos mais duas rodadas para deixar o Z4. A chance de virar o turno na zona da degola, nessas, condições, seria enorme.

 

É importante ressaltar que em 2013 o Tricolor virou o turno na zona do rebaixamento, no ano que em que ficou 12 jogos sem vencer. Foi conseguir alívio após a estreia do returno, iniciada pelo ex-técnico Muricy Ramalho com vitória sobre a própria Ponte no Morumbi. A partir dali, o time engatou sequências positivas e terminou o campeonato em 9º. Já no ano passado, o time também flertou com a zona do rebaixamento, mas só ficou no máximo cinco jogos sem perder. Terminou em 10º.

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos