Mais presente e artilheiro: Balbuena cresce com Carille em ano marcante

  • Daniel Vorley/AGIF

Balbuena terminou a última temporada sob contestações. Contratado do Libertad (PAR) em fevereiro de 2016, ele foi titular na maior parte do ano, mas não caiu nas graças e nem convenceu a Fiel sobre o investimento de R$ 6 milhões feito pelo Corinthians. Sorte que o tempo passou, o cenário mudou e hoje não há quem imagine o Timão sem seu camisa 4 em campo. Nesta quarta-feira, às 21h, contra o Avaí, ele faz o 37º jogo na temporada e ficará a apenas cinco do total de vezes que entrou em campo no ano passado.

A regularidade de atuações com a camisa corintiana coincidem com a boa fase técnica: além de mais presente, Balbuena está mais artilheiro do que em 2016. Se ano passado foram dois gols marcados, contra Linense e Ponte Preta, nesta temporada já são três, em jogos importantes contra Bahia, Cruzeiro e Patriotas (COL), pela Copa Sul-Americana.

O paraguaio é o jogador de defesa com mais gols pelo Corinthians na temporada. Apenas seis jogadores do clube marcaram mais vezes que ele, mas todos de meio-campo ou ataque: Jô (14 gols), Rodriguinho (9 gols), Jadson (8 gols), Romero (5 gols) e Maycon e Marquinhos Gabriel (4 gols cada). Na defesa, o Timão sofreu apenas 22 gols em 41 jogos da temporada, e os bons números também têm a marca de Balbuena, que evoluiu após a entrada de Fábio Carille no comando técnico.

"O Corinthians teve uma mudança de atletas no ano passado que desandou um pouco, foi difícil de arrumar. Então, para dar uma consistência ao grupo escalei uma formação em que todos cumprem função. São 25 jogos (ao todo) sem tomar gol, é algo surpreendente", discursa o treinador, que promoveu o crescimento do futebol de Balbuena a partir de suas mudanças.

Desde o início do ano, Balbuena atua do lado direito da defesa, sem variações. O jogador entende que isso facilitou seu jogo e posicionamento dentro da área. Além disso, a filosofia do time em que pontas, meias e volantes marcam deixou a zaga mais protegida. Ponto para Carille. E sorte de Balbuena.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos