Topo

'Zé Ricardo tem um bom trabalho, demiti-lo seria desastroso para Fla', avaliam especialistas

20/07/2017 16h03

O empate em 2 a 2 do Flamengo com o Palmeiras, na quarta-feira, na Ilha do Urubu, rendeu novos protestos de rubro-negros quanto a Zé Ricardo. Muitos torcedores pediram a saída do técnico, devido ao tropeço como mandante. Porém, as oscilações no Brasileirão não são vistas como suficientes por especialistas para uma mudança no cargo.

Colunista do LANCE!, Eduardo Tironi aponta que as críticas da torcida parecem imediatistas:

- Há um bom trabalho sendo feito, e interrompê-lo no meio da temporada seria desastroso. Mudanças só podem acontecer se o time lidar com sério risco de rebaixamento, o que não é o caso do Flamengo. A diretoria tem de avaliar o trabalho somente a partir de setembro, caso a equipe já não tenha mais chance de título e já vise a próxima temporada. Além disto, caso saia o Zé Ricardo, qual técnico assumirá a equipe com condição de mudar seu patamar em pouco tempo?

João Carlos Assumpção também não vê motivos para o técnico deixar o clube neste momento:

- É um treinador em formação, tem de passar por muita coisa no futebol, mas já mostrou muita qualidade. Esquecem que o Zé Ricardo pegou um time que vinha muito mal sob o comando de Muricy Ramalho. A impressão é de que não o perdoam pela trágica eliminação na Libertadores. Mas esquecem que Zé Ricardo conhece bem o elenco, tem o carinho e respeito dos atletas, é trabalhador, estudioso, e humilde.

Tironi ainda aponta que outros fatores pesam para dimensionar os tropeços recentes do Flamengo:

- Os percalços podem ser, em parte, por culpa dele. Mas traz uma soma de questões. Além disto, pode ser considerado um tropeço empatar com o Palmeiras em casa e o Cruzeiro fora? É difícil.... O problema é que a campanha do Corinthians subiu a régua de exigência de forma imensa, e tudo o que não for uma vitória para quem o persegue vira tropeço.

Aos olhos de Assumpção, as frustrações recentes foram dimensionadas em excesso pelos torcedores:

- Não tem cabimento cair após um empate contra o Palmeiras, clube que mais investiu este ano. Por mais que o Flamengo tenha perdido uma série de chances de confirmar a vitória no primeiro tempo, não é culpa do Zé Ricardo a série de gols perdidos. É claro que ele tem erros, como todo mundo mas, ao menos, tenta corrigi-los.