Flutuação é o segredo: sem tempo, Timão manterá estilo com mudança

A falta de tempo para treinamentos em razão da desgastante maratona do Campeonato Brasileiro fez o técnico Fábio Carille optar por uma solução mais segura neste domingo, contra o Fluminense: em vez de jogadores ofensivos como Clayson e Pedrinho, o treinador do Corinthians escolheu Giovanni Augusto, que não joga há quase um mês, como titular na vaga do lesionado Jadson.

A ideia do comandante e sua comissão técnica é fazer com que o Corinthians não sofra uma alteração muito forte em seu padrão de jogo, como ocorreria caso a opção fosse um atacante mais leve e não um meia com características semelhantes às de Jadson. Além do próprio camisa 10 e de Marquinhos Gabriel, que está suspenso da partida deste domingo, só Giovanni Augusto treina habitualmente como ponta-direita, sendo opção natural para o setor em uma fase com pouco tempo para ajustes - foram apenas dois treinamentos entre a partida contra o Avaí e a viagem ao Rio de Janeiro.

- O Jadson é um cara que vem por dentro e, com ele, a gente consegue fazer superioridade numérica muitas vezes - explica Rodriguinho, que é um dos principais atingidos pelas mudanças neste setor por conta da flutuação, uma ideia de jogo que o Corinthians planeja manter mesmo com a mudança de peças na terceira linha do 4-2-3-1.

Flutuação é uma orientação para a equipe se movimentar conjuntamente quando tem a posse de bola, com a função de organizar os ataques e transições ofensivas sem desequilibrar as linhas. Essa manutenção dos jogadores próximos uns dos outros facilita a abertura de linhas de passe seguras, e a distribuição de jogo nesta faixa do campo é uma das especialidades de Jadson. Com um jogador mais agudo, a ideia seria explorar mais os fundos do campo para fazer a bola chegar na área, um conceito menos utilizado pelo Corinthians em 2017 do que a circulação de bola pelo meio.

Na capacidade de Giovanni Augusto de repetir os movimentos de Jadson, especialmente na flutuação pelo meio-campo, está a confiança de Carille na manutenção do padrão contra o Fluminense. Quem sabe também na manutenção da invencibilidade da temporada...

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos