Topo

Com mais mobilidade e técnica, Vasco apresenta melhora com garotos

24/07/2017 07h20

Os meninos do Vasco funcionaram e foram importantes para a vitória por 2 a 1 contra o Atlético-MG, neste domingo, no estádio Independência, pela 16ª rodada do Brasileirão. Os garotos não sentiram a pressão de começarem no time titular, deixaram a equipe mais leve, técnica e com uma maior mobilidade ofensiva.

Com apenas 17 anos, completados no último dia 15, Paulinho jogou como gente grande. Fez dois gols, deu chapéu, driblou, marcou e atuou com muita inteligência. Não é à toa que é considerado uma das mais promissoras crias das divisões de base do Vasco.

Com jogadores mais novos e rápidos, o Cruz-Maltino conseguiu pressionar mais a marcação, inclusive na saída de bola do Galo, o que dificultou o adversário. Assim saiu o primeiro gol. Escudero aproveitou erro de passe no meio, carregou a bola pela intermediário e deu bela enfiada para Paulinho. O jovem saiu cara a cara com o goleiro e tocou com categoria para balançar as redes pela primeira vez como profissional.

O time do técnico Milton Mendes também teve mais mobilidade no ataque, principalmente depois que Paulinho caiu pela ponta esquerda. Ele ao lado de Mateus Vital e Paulo Vitor se movimentaram bastante, criando opções de jogadas e dando trabalho aos zagueiros. Os garotos também deixaram a equipe mais técnica. No primeiro tempo eles trocaram bons passes e com isso o time passou bom tempo com a bola.

Como referência no ataque, Paulo Vitor não apareceu muito, mas deu trabalho. Foi inteligente se movimentando e assim abrindo espaços para os companheiros que vinham de trás. Deu bom chute para o gol e ainda marcou muito a saída de bola dos defensores.

Como é natural, a equipe oscilou um pouco. Principalmente em um período logo após o gol do Atlético e no começo do segundo tempo. Quando a equipe estava com mais dificuldades para criar, a entrada de outro menino ajudou. Guilherme Costa foi um bom desafogo pelo lado direito. Foi dele a grande jogada que originou o segundo gol de Paulinho. O meia arrancou pela ponta, driblou o marcador e esperou o momento certo para rolar para o jovem atacante, que limpou o zagueiro e acertou um chutaço no ângulo.

Assim, os meninos ganharam mais pontos com Milton Mendes e vão conquistando espaço na equipe. Enquanto isso, o treinador usou o exemplo da garotada para mandar um recado para o meia Nenê, que pediu para deixar o Cruz-Maltino na última terça-feira e por isso não jogou contra o São Paulo e Atlético-MG.

"O Nenê é um jogador que sempre foi utilizado por mim. Quando ele teve a sua quebra de forma, foi feito um trabalho à parte, ele voltou, voltou muito bem. Nesse momento, não tenho nada a dizer, quem pediu pra sair foi ele. Eu não tenho nada a ver com isso. Essa pergunta você tem que fazer a ele. Eu sou treinador e uso quem quer jogar no Vasco. Os meninos deram uma prova do que é ter vontade de estar no Vasco. Vou falar sobre os que eu tenho. Os outros casos a direção provavelmente tomará as devidas posições. Estou à espera. Sou treinador, treino com o que tenho. Jogador que pede pra não viajar, pede pra não ir, não posso fazer nada. Não quer ir, não vai. Não vou falar mais sobre isso", disse Milton.