Atacante criado no Terrão já foi do Patriotas e faz aposta: "Timão, né?"

Corinthians e Patriotas, adversários desta quarta-feira pela segunda fase da Copa Sul-Americana, têm muito pouco a ver: o clube brasileiro é um gigante continental, fundado em 1910 e multicampeão, enquanto os colombianos representam uma força emergente da América do Sul, na ativa somente desde 2003 e ansiosa por uma conquista de expressão. Além do confronto de 2017 valendo vaga nas oitavas de final da competição continental, o nome de Elton Martins talvez seja a única coincidência entre os dois clubes.

Hoje aos 28 anos e disputando a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Cuiabá, Elton é o único jogador da história que defendeu as cores dos dois times em sua carreira. A passagem pelo Corinthians ocorreu entre 2007 e 2010, somente nos times sub-20 e B, e pelo Patriotas a experiência foi em 2015. Ao LANCE!, o atacante que conviveu na base com Everton Ribeiro, Dentinho, Lulinha, Willian e Júlio César, não esconde a preferência para o duelo desta quarta.

"Essa é fácil. Timão, né?", brinca o atacante de currículo curioso, com passagens por países como Sérvia, Espanha, Iraque e Colômbia, além de mais oito clubes brasileiros.

Elton foi contratado para a base do Corinthians em 2007, na categoria sub-20. Ele jogou Campeonato Paulista, Taça BH e Brasileiro da categoria no primeiro ano. Na temporada seguinte foi promovido ao então existente Corinthians B, que fez uma viagem ao continente africano e onde foi comandado pelo ex-volante Vampeta. Nos anos seguintes, foi emprestado a vários clubes para pegar experiência, mas jamais se firmou como profissional. Apesar disso, o carinho ficou marcado.

"Quando fala de Corinthians não tenho palavras. Tenho um carinho muito grande pelo Corinthians, foi o clube que me deu a formação, que me ajudou muito, me ensinou a ser o profissional que eu sou hoje, disciplina, o que é correto, dar 100%, e muitas outras coisas. Devo muita coisa ao Corinthians. Tenho um sonho um pouco distante de voltar (risos). Espero um dia reencontrar essa torcida, mesmo que seja contra, porque é espetacular", disse.

Encerrada a passagem pelo Corinthians, Elton Martins se jogou no mundo. Em uma dessas andanças, parou no Independiente de Medellín, da Colômbia. Sem sequência de jogos por lá, foi emprestado ao modesto Patriotas por uma temporada. Ele não fez gols no clube da cidade de Tunja, mas tem boas lembranças e uma certeza: o clube ainda será uma força sul-americana.

"Até ser emprestado não conhecia muito bem o clube, já tinha jogado contra uma vez e só. E a experiência foi bastante diferente pelo fato da altitude, são 2.800m, no início foi um pouco complicado para me adaptar, mas depois acostumei. Foi bom o período no clube, a cidade de Tunja é bastante fria, mas o povo colombiano é acolhedor, então me senti como se estivesse no Brasil. É um clube desconhecido, mas tem uns anos que está se mantendo na elite do futebol colombiano, está sempre chegando entre os oito melhores, dando trabalho. É um clube bastante jovem, poucos anos que existe, mas creio que dentro de alguns anos vai ser um clube bastante conhecido. Em cinco, seis anos, vai brigar por Libertadores, Sul-Americana. Esse ano é a primeira participação, no ano em que estive foi por um pontinho", diz Elton, que vê o Patriotas alcançando degraus cada vez mais altos.

"Acho que o objetivo deles esse ano é só participar, eles não têm ilusão ainda de ser campeão. Já deram um passo bastante grande e aos poucos vão estar com a mentalidade de querer um pouquinho mais. Disputar a Sul-Americana era um sonho quando eu estive lá. Antes o sonho era estar entre os oito melhores, e conseguiu. Creio eu que dentro de alguns anos vamos ouvir falar muito do Patriotas. É um clube pequeno hoje, tem pouca estrutura, faz parceria com as faculdades de Tunja, que é uma cidade universitária, mas é um clube correto, que paga em dia. Quando eu estive lá foram muito corretos comigo, não tive nenhum problema. Clubes assim merecem estar um pouco mais acima".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos