Topo

Curiosidades e reencontros marcam duelo entre Corinthians x Flamengo

29/07/2017 06h00

Principal contratação do Flamengo para o Campeonato Brasileiro, o meia Everton Ribeiro vai reencontrar o clube pelo qual foi formado, o Corinthians, amanhã, em São Paulo. O canhotinho habilidoso é hoje uma das principais armas do Rubro-Negro. Na compra do atleta pelo Fla, por R$ 22 milhões, o Timão ficou com cerca de R$ 500 mil pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.

No Corinthians, Everton Ribeiro atuava como lateral-esquerdo e teve pouco espaço no profissional. Hoje, porém, ao lado de Diego, ele comanda o setor de criação de jogadas do Flamengo e joga com a camisa 7. Este número, aliás, está envolvido numa curiosidade do confronto. Nos últimos sete jogos como mandante contra o Rubro-Negro pelo Brasileira, a equipe paulista venceu todos.

Pelo lado do Flamengo, Guerrero, Arão e Rodinei também têm passagens pelo Corinthians. O primeiro foi herói da conquista do Mundial de Clubes de 2012.

A última vitória do Flamengo sobre o Corinthians em São Paulo pelo Brasileiro foi no ano em que o time carioca conquistou o hexacampeonato Brasileiro. O Rubro-Negro venceu por 2 a 0, num jogo que rendeu polêmica. Um ano depois, o então presidente do Alvinegro, Andrés Sanchez, acusou o goleiro Felipe de entregar o jogo. Na época da disputa, o Fla brigava pela taça contra o São Paulo.

O jogo é decisivo para o Flamengo, mas não chega a ter o mesmo peso para o Corinthians. O Rubro-Negro tem 12 pontos a menos do que o líder do Brasileirão e só pensa na vitória. Uma derrota em São Paulo pode deixar o clima insustentável para o técnico Zé Ricardo. Ainda que o comandante rubro-negro tenha a confiança do presidente Eduardo Bandeira de Mello, a torcida vem fazendo muita pressão pela saída do treinador.

Enquanto o Flamengo busca reduzir a vantagem do líder, o Corinthians quer abrir ainda mais vantagem para os adversários na luta pelo título. O Grêmio, segundo colocado, tem um jogo difícil contra o Santos nesta mesma décima sétima rodada.