Topo

Após "reinvenção" com Levir, Santos mira esvaziar departamento médico

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

01/08/2017 06h00

Reconhecido por "reinventar" o Santos, o técnico Levir Culpi deu oportunidades aos reservas que antes não tinham espaço com o ex-treinador Dorival Júnior, como Daniel Guedes e Vecchio, e em breve terá mais opções para completar o time. Isso por conta do departamento médico ter liberado oito jogadores de peso.

Gustavo Henrique, Luiz Felipe, Zeca, Renato, Matheus Jesus, Kayke e Nilmar realizaram atividade com bola e em campo nesta segunda-feira. Todos estão em transição de campo.

Apesar de já ter utilizado mais da metade do elenco, o comandante ainda não trabalhou com Gustavo, que já está à disposição, com Luiz e Zeca, que estão na reta final da recuperação e com Matheus Jesus e Nilmar, reforços que estão fazendo a pré-temporada e aprimorando a parte física.

A expectativa do departamento é ter todos os atletas livres até o final de agosto, já que resta apenas Vecchio e Vitor Bueno. O primeiro está tratando uma ruptura no músculo adutor da coxa direita, com previsão de se recuperar em 30 dias. Já o segundo retorna apenas em 2018 por causa de uma grave lesão no joelho direito.

Saiba as situações dos santistas:

Gustavo Henrique está "zerado" e pronto para ir a campo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h45, no Pacaembu. Ele se recuperou de um rompimento no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e sua utilização depende apenas da comissão técnica.

Luiz Felipe teve uma ruptura parcial do ligamento cruzado anterior do joelho direito e diferentemente de Gustavo, está aprimorando a forma física e ganhando ritmo de jogo. O defensor teve uma lesão muscular que o atrasou na recuperação, porém o atleta tem a possibilidade de retornar já no domingo, contra o Avaí.

Zeca está na reta final de sua recuperação. O lateral foi submetido a uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo e depois sofreu lesão muscular na panturrilha da mesma perna. A comissão técnica ainda segura o atleta para ter a certeza de que ele não sofrerá outros problemas em seu retorno, que pode ser contra o Avaí.

Já Matheus Jesus está aprimorando a parte técnica e física, já que não joga uma partida oficial desde o Campeonato Paulista. Vale lembrar que o seu primeiro treino com bola foi nesta segunda-feira e por conta disso levará um tempo até Levir ter confiança no jogador.

Renato é o atleta com mais chances de retornar ao Alvinegro, já que apesar do seu primeiro coletivo ter sido nesta segunda, o volante não demonstrou dificuldades ou indisposição na atividade. Pode ser que atue contra o Rubro-Negro.

Kayke e Nilmar estão no mesmo barco, já que ambos precisam trabalhar o recondicionamento físico. O primeiro se recupera de um estiramento na coxa esquerda e deve retornar em duas semanas, enquanto o segundo faz a pré-temporada após ficar sem atuar desde maio de 2016.

Vale lembrar que Vitor Bueno permanecerá no DM até 2018. O meia torceu o joelho no empate em 1 a 1 contra o Atlético-GO, no Campeonato Brasileiro e foi diagnosticado com lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.