Topo

Wenger analisa valor astronômico de Neymar: 'Aceleração da inflação'

03/08/2017 12h28

Prestes a iniciar mais uma temporada a serviço do Arsenal, Arsène Wenger, com quase 50 anos dedicados ao futebol, comentou a respeito das cifras astronômicas da negociação entre Neymar, Barcelona e Paris Saint-Germain.

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta, o técnico dos Gunners disse acreditar que o mercado está inflacionado por conta da "compra dos clubes, mudando completamente toda a paisagem do futebol nos últimos 15 anos".

- Para mim, isso é a consequência da compra dos clubes, que mudaram completamente toda a paisagem do futebol nos últimos 15 anos. Uma vez que um país é dono de um clube, tudo é possível. Se torna difícil respeitar o Fair Play Financeiro porque você pode ter diferentes maneiras e diferentes interesses do país em ter um jogador tão grande para representar o país. Isso não pode justificar os investimentos e parece incomum para o jogo - disse.

Cabe destacar que o PSG, equipe do país de Wenger, foi comprado pelo bilionário Nasser Al-Khelaifi no início da década. O catari está prestes a pagar 222 milhões de euros (cerca de R$ 816 milhões) para contar com Neymar.

O técnico do Arsenal destacou o rompimento da barreira dos 200 milhões em negociações, além de lembraa a primeira transação a romper um milhão de libras, ainda em 1979.

- Isso também parece uma aceleração da inflação. Nós cruzamos a linha dos 100 milhões no ano passado e só um ano depois nós estamos cruzando a linha dos 200 milhões. Quando você pensa que o Trevor Francis, que foi o primeiro jogador a pagarem 1 milhão de libras (quando deixou o Birmingham City rumo ao rival Nottingham Forest em 1979) e você achava isso sem razão, isso mostra o quão distante e quão longe nós chegamos, o quão grande o futebol se tornou. Isso está além do cálculo e da racionalidade - concluiu Wenger.