Topo

Bahia de um santo: São Paulo tenta repetir 2013 e provar força na Fonte

06/08/2017 05h40

Vitória com dois jogadores a menos, gol legal mal anulado e muita luta na Arena Fonte Nova. Essa é uma história própria que pode servir de inspiração para o São Paulo, neste domingo, na Fonte Nova, diante do Bahia, sair da zona de rebaixamento. Foi exatamente desse jeito que a equipe, em 2013, afastou de vez o risco de cair ao encarar o mesmo rival no estádio.

O duelo que marcou a salvação do time naquele Brasileiro ocorreu em 20 de outubro de 2013. O Tricolor paulista venceu o baiano por 1 a 0, com gol de Aloísio, atacante que ficou conhecido como Boi Bandido e costumava comemorar dando voadoras. Naquela partida, partiu para cima do então técnico Muricy Ramalho, que se assustou, mas escapou de ser atingido porque seu comandado encolheu a perna já com o pé perto do chefe.

Veja os melhores momentos daquele jogo:

O gol, marcado aos 23 minutos do primeiro tempo, com Aloísio aproveitando lançamento do zagueiro Rafael Toloi, foi apenas um dos destaques daquele resultado. Nos minutos iniciais da partida, o árbitro Sandro Meira Ricci viu falta inexistente de Paulo Miranda no goleiro Marcelo Lomba e invalidou a finalização do zagueiro nas redes.

Foi só a primeira dificuldade são-paulina naquela tarde. Pouco depois do gol, o volante Denilson cometeu falta em William Barbio e acabou expulso. A partida ficou tão complicada que Rogério Ceni chegou a chorar de dor após receber uma pancada nas costas. Para piorar, nos minutos finais, o meio-campista Maicon, hoje no Grêmio, reclamou com o juiz e levou o segundo amarelo, deixando o time com dois a menos.

A equipe segurou aquela vitória e alcançou uma sequência de conquista de 13 dos últimos 15 pontos disputados naquele Brasileiro. Respirou de vez ao sair da Bahia na décima colocação, a oito rodadas do final do torneio. Foi ali que o São Paulo se sentiu finalmente livre do perigo de rebaixamento.

Para inspiração, há semelhanças daquela partida com a atual além de o jogo ser na Fonte Nova: a partida também está marcada para as 16h e, como em 2013, Rodrigo Caio está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Para aumentar o otimismo são-paulino, ocorreu mais um duelo diante do Bahia no estádio depois daquele, e ficou 2 a 1 para os paulistas, com gols de Rogério Ceni e Alan Kardec, pelo Brasileiro de 2014.

Com essa inspiração, o Tricolor paulista joga neste domingo para terminar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. Acumula 19 pontos, em 17º lugar, um ponto e uma posição abaixo do Bahia.