LANCE! faz balanço do primeiro turno do Vasco no Brasileirão

O Vasco terminou sua participação no primeiro turno do Brasileirão no último domingo, após empate com a Ponte Preta por 0 a 0, no Moisés Lucarelli. O Cruz-Maltino está na 12ª colocação, com 24 pontos (pode perder uma posição caso a Ponte vença jogo adiado contra o Fluminense). O balanço até aqui da equipe contrariou muita gente que a apontava como candidata a brigar pelo rebaixamento e também o presidente Eurico Miranda, que prometeu que o time 'brigaria nas cabeças' na competição.

 

O Cruz-Maltino começou o Brasileiro em meio a desconfiança por conta dos resultados ruins no início da temporada e por isso boa parte da critica apostava que o time ia brigar pelo rebaixamento. No entanto, a equipe de Milton Mendes ficou fora da disputa na zona perigoso nesta primeira parte da competição.

 

Levando em conta essa perspectiva, o Vasco até surpreendeu no primeiro turno. Afinal, o time só ficou na zona de rebaixamento na primeira rodada, quando levou uma goleada por 4 a 0 do Palmeiras. Porém, logo se recuperou e passou a maior parte do tempo entre os 10 primeiros, chegando até a figurar algumas rodadas no grupo que garante vaga para Libertadores.

 

Um dos principais motivos para a campanha do Vasco na competição foi São Januário. Empurrado por sua torcida, que comparecia em massa aos jogos, nas 12 primeiras rodadas, o Cruz-Maltino venceu cinco das sete partidas que disputou em casa. A equipe perdeu apenas para o líder Corinthians, por 5 a 2, e para o rival Flamengo, por 1 a 0.

 

Em compensação, o desempenho vascaíno fora de casa era ruim. A equipe só foi conseguir o primeiro ponto longe dos seus domínios na 10ª rodada, após empate com o Coritiba em 2 a 2. No entanto, a partir daí o Vasco melhorou e nas outras quatro partidas que disputou jogando fora do Rio de Janeiro venceu duas, empatou uma e perdeu outra.

 

As lesões prejudicaram muito também. Um dos principais nomes do grupo, Luis Fabiano não desde a partida contra o Flamengo, na 11ª rodada. Com um problema no quadril, que também dava dores no joelho, o Fabuloso está desde então realizando um trabalho de reequilíbrio muscular. A equipe também teve desfalques como Rafael Marques, Breno, Paulão, Wagner e por último Ramon com lesões musculares.

 

Perda de um dos principais trunfos

 

Se por um lado o desempenho fora de seus domínios cresceu, por outro o Vasco perdeu o fator casa. Por conta das cenas de violência que ocorreram após o clássico contra o Flamengo, o clube perdeu seis mandos de campo e ainda teve o estádio interditado.

 

Sem um dos seus principais trunfos na competição, o Vasco empatou com o Santos, no estádio Nilton Santos, e perdeu para Atlético-PR e Cruzeiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Levando em conta o bom retrospecto que estava tendo na Colina Histórica, o Cruz-Maltino poderia estar em uma posição melhor se não perdesse a sua casa.

 

Venda de Douglas

 

Dentro de campo, uma das coisas que prejudicou o Vasco tecnicamente foi a venda de Douglas para o Manchester City. O volante era o principal jogador da equipe e motor do meio-campo. Ele marcava vem, era responsável pela saída de bola e ainda chegava como elemento surpresa no ataque.

 

Candidato a possível substituto de Douglas, Bruno Paulista ainda não correspondeu. O volante até tem potencial, mas convive com lesões durante as partidas e também vem dando algumas bobeadas nas saídas de bola. Em uma delas, o Cruz-Maltino acabou levando um gol contra o Atlético-MG.

 

Nenê afastado e esperança na garotada

 

Na reta final do primeiro turno, o Cruz-Maltino ainda ficou sem Nenê, um dos principais nomes do elenco. Ele pediu para não atuar contra o São Paulo por causa de uma iminente proposta, que não se concretizou. Assim, ele acabou afastado e seu futuro segue indefinido.

 

Sem não tem o medalhão, Milton Mendes apostou na garotada, que foi dando conta do recado. Nomes como Mateus Vital, Guilherme Costa, Paulo Vitor e Paulinho ganharam espaço e vem tendo oportunidades, inclusive como titulares. O último, de apenas 17 anos, marcou os dois gols da vitória contra o Atlético-MG.

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos