Topo

Timão tem quinteto desgastado e diminui carga: 'Limite físico perigoso'

08/08/2017 13h14

Com jogo apenas no próximo dia 19, o Corinthians tem usado o período de preparação para deixar os jogadores bem fisicamente. Nesta terça-feira, por exemplo, novamente só os reservas foram a campo, enquanto os titulares realizaram trabalhos mais leves na parte interna do CT Joaquim Grava.

Balbuena, Guilherme Arana, Gabriel e Maycon são os jogadores que apresentaram maior desgaste por conta da sequência de jogos. Além deles, Jô também terá uma atenção especial da comissão técnica.

- Maycon, Arana, Gabriel e Balbuena são os que mais jogaram, têm sequência maior de jogos consecutivos, vamos ter um cuidado maior com eles e com os atletas que atuaram nos últimos jogos. Eles primeiro vão se recuperar, amanhã (quarta) farão trabalho mais leve e depois vamos seguir uma programação de recondicionamento - afirmou o fisiologista do clube, Antonio Fedato, em entrevista coletiva após o treino desta terça.

O preparador físico Walmir Cruz também comentou sobre a preparação dos jogadores nesta duas semanas sem jogo. Ele seguiu o discurso e pregou cautela na carga de treinos.

- Alguns atletas estão desgastados, sim, principalmente os que mais atuaram na temporada, como Balbuena, Arana, Maycon e Gabriel. Esses atletas estavam em um limite físico perigoso. Como trabalhamos essa parte preventiva, com números da fisiologia, conseguimos saber o limite. Por meio dessa comunicação resolvemos poupar um ou outro. Quando um atleta não treina, ele perde muito a capacidade física. Nossa preocupação é essa, de o atleta estar na plenitude da parte física - disse Walmir Cruz, que depois ainda citou Jô ao falar sobre os jogadores mais desgastados.

- Fechamos agora 50 jogos contra o Sport, o que significa três dias e meio para cada jogo, e é muita coisa. Tem a intensidade muito alta nos jogos - acrescentou o preparador.

Dos 50 confrontos no ano, Balbuena participou de 42, Arana de 40, Gabriel de 47, Maycon de 40 e Jô de 47. O goleiro Cássio é quem mais atuou na temporada, com 49 partidas. Romero também tem um número alto de jogos, com 41.

O Corinthians tem esse período livre porque o jogo contra a Chapecoense, que seria neste fim de semana, foi adiado, já que a equipe catarinense está no exterior. O próximo compromisso do Timão é apenas no dia 19, quando recebe o Vitória, na Arena, pela 21ª rodada do Brasileirão.