Topo

Os pontos positivos e negativos do Fluminense no 1º turno do Brasileirão

10/08/2017 09h00

O Fluminense pôs fim ao primeiro turno do Brasileirão ao empatar sem gols com a Ponte Preta nesta quarta-feira. A dois pontos do G-6. a campanha pode ser considerada boa levando em conta as várias dificuldades encontradas por Abel Braga, que conta um elenco curto e sofreu vários desfalques. Porém, o time oscilou demais e tem margem para evoluir e alcançar posições mais altas.

O LANCE! destacou três pontos positivos e três pontos negativos do Tricolor nas primeiras 19 rodadas do Campeonato Brasileiro. Confira os tópicos abaixo:

-- ATAQUE POSITIVO

Com 29 gols, o Fluminense terminou a primeira metade do Brasileirão como o quarto melhor ataque da competição, atrás de Corinthians (35), Grêmio (32) e Sport (30). O sucesso está no DNA ofensivo da equipe de Abel Braga e na fase do trio ofensivo. Henrique Dourado deu sequência ao ótimo ano e marcou 10 vezes em 15 partidas, brigando pela artilharia com Jô (11) e Lucca (10).

Mesmo sem viver seu melhor momento, Scarpa deu cinco assistências no 1º turno e balançou a rede adversária uma vez. Enquanto isso, Richarlison foi vendido há duas semanas, mas marcou cinco gols e deu três assistências.

- CRIAS DE XERÉM

A "Fábricas de Talentos" de Xerém está funcionando a todo vapor. A difícil situação financeira faz com que o clube das Laranjeiras tenha um elenco formado por jovens vindo das categorias de base. Atualmente, são 24 nomes revelados em Xerém à disposição de Abel Braga. Wendel, Marlon Freitas e Marcos Calazans, integrados ao elenco profissional em 2017, se destacaram.

- ABEL BRAGA

Com um elenco curto nas mãos, o técnico teve que arrumar solução atrás de solução ao ver vários de seus principais jogadores fora de combate por lesão. Foi assim com Scarpa, Sornoza, Douglas e Wellington Silva no Brasileirão. E, ainda assim, Abelão conseguiu manter o padrão do time, resistiu sem sofrer risco no cargo a uma sequência de oito rodadas com apenas uma vitória.

Na reta final, o treinador deu uma mostra gigante de força e carinho pelo clube, comandando o Tricolor dias após o falecimento de seu filho mais novo, João Pedro. O reconhecimento e a solidariedade veio nas partidas contra Sport, Atlético-GO e Ponte Preta, quando Abel Braga foi ovacionado pelas torcidas.

- DEFESA

Se a fase é boa lá na frente, lá atrás não é bem assim. Vazada em 17 das 19 rodadas do primeiro turno, o Fluminense tem a quinta defesa mais frágil do Brasileirão, com 27 gols sofridos. A bola aérea, que já se mostrava o ponto fraco do time no Estadual, segue sem solução por parte de Abel Braga. É verdade que o técnico, muitas vezes, teve que lançar garotos na zaga, como Reginaldo e Frazan, por conta das lesões de Renato Chaves e Nogueira.

- APROVEITAMENTO EM CASA

O Fluminense não está em uma posição mais confortável no Brasileiro por conta do aproveitamento ruim dentro de casa. Foram dez jogos: três vitórias, quatro empates e três derrotas. Alternando entre Maracanã e Giulite Coutinho, o Tricolor viveu uma sequência de sete rodadas como mandante sem vencer.

O aproveitamento do Flu no Rio de Janeiro foi apenas de 43,3% dos pontos.

- REPOSIÇÃO NO ELENCO

Não há Abel Braga que faça milagre com elenco tão curto. Rodada após rodada, o técnico do Fluminense tem perdido opções para a temporada. Na última semana, foram Richarlison, vendido para o Watford-ING, e Marcos Calazans, que vai operar o joelho esquerdo. Durante o Brasileirão, o treinador recebeu quatro reforços (Marlon, Luquinhas, Peu e Marlon Freitas), mas precisa de mais opções para o returno. A diretoria deseja contratar pelo menos um nome.