Topo

Quem é que sobe? Saiba como estão os panoramas das Séries C e D

14/08/2017 13h32

Enquanto clubes das Séries A e B ainda têm um trabalho árduo até saber seus respectivos desfechos em 2017, os corações já estão à flor da pele nas demais divisões do futebol nacional. Nesta segunda-feira, às 21h, Operário-PR e Maranhão entram em campo no Germano Krüger pela última vaga de acesso garantida via Série D.

A equipe de Ponta Grossa conta com uma boa vantagem para se firmar na Série C de 2018. Além de atuar em seus domínios, o Fantasma venceu o primeiro jogo por 3 a 1, e conseguirá a classificação às semifinais da Série D até com derrota por um gol (e até um revés por 2 a 0) para o Maranhão.

Já o MAC abocanhará a vaga caso vença por uma diferença de três ou mais gols. Outra alternativa é vencer por dois gols de diferença, mas apenas se estufar a rede adversária por, no mínimo, quatro vezes.

As demais equipes credenciadas para a Série C de 2018 foram conhecidas no último fim de semana. Na sexta-feira, o Globo-RN teve seu acesso obtido com tons de epopeia.

Lançado no decorrer do jogo devido à lesão de Rafael, o reserva Dasaev fechou o gol e contribuiu para a vitória por 1 a 0 sobre a URT, forçando a ida decisão para os pênaltis. Na marca de cal, novamente o goleiro se destacou, ao pegar duas cobranças e decretar o 3 a 2 para o clube potiguar.

No último sábado, foi a vez do Atlético-AC subir um degrau. Além da vantagem por 1 a 0 obtida como visitante, a equipe do Acre abriu o placar no início do segundo embate com o São José-RS. O Zequinha pressionou e deixou a reta final dramática, ao igualar aos 45 do segundo tempo, mas não evitou que o 1 a 1 desse a vaga ao Atlético-AC.

No último domingo, foi a vez do Juazeirense-BA desbancar o tradicional América-RN. Além de ostentar o 3 a 0 obtido na ida, a equipe baiana saiu na frente na Arena das Dunas no jogo de volta. E, mesmo levando o empate do Dragão, o 1 a 1 consolidou o Candão de Fogo na Série C de 2018.

DOIS GRUPOS DA SÉRIE C SÃO MARCADOS POR EQUILÍBRIO

?

Na Série C, a disputa segue acirrada para garantir quem seguirá no páreo pelas vagas no acesso. A quatro rodadas da primeira fase acabar, o Grupo A tem o CSA com situação mais confortável: a vitória por 2 a 0 sobre o Remo levou os alagoanos para a ponta, com 27 pontos.

Sampaio Corrêa, com 25, Fortaleza, com 23, e Salgueiro, com 20 pontos, completam a atual lista de classificados. Já os paraenses, que estacionaram nos 18 pontos, seguiram na quinta colocação e ainda viram o Botafogo-PB se aproximar na luta pela última vaga do Grupo A.

O Grupo B é marcado pelo equilíbrio. Com um intervalo de dois pontos entre o primeiro e o quinto colocado, os quatro classificados para as quartas de final estão no momento separados... pelo saldo de gols.

O São Bento, com 23 pontos, está na ponta. Embora tenha os mesmos 23 pontos do Tupi, o saldo de gols da equipe paulista é superior (sete contra três). Enquanto isto, três equipes estão com 21 pontos e separadas apenas por saldo de gols: Ypiranga-RS, Botafogo-SP e Joinville.

O Canário de Erechim tem sete de saldo, enquanto o Botinha está com cinco no momento. Já os dois gols positivos de saldo são insuficientes para os catarinenses seguirem na competição, no momento.

Correndo por fora está o Volta Redonda. A equipe fluminense possui 20 pontos, e quatro de saldo. Em meio a tanto mistério, a certeza é de que as próximas quatro rodadas terão fortes emoções.