Topo

'Antes de reclamarem de gringos, técnicos do Brasil têm se aprimorar', apontam especialistas

15/08/2017 14h43

A declaração de Jair Ventura sobre a presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro continua a dar repercussão. No dia seguinte ao comandante do Botafogo dizer que busca por gringos "desvaloriza o mercado" do país, colunistas do LANCE! apontaram que há razões para busca no exterior:

- Jair Ventura pode ter se expressado mal, mas foi ruim. Na verdade, os estrangeiros são procurados porque ninguém está satisfeito com os profissionais brasileiros. Antes de reclamarem, os brasileiros deviam se aprimorar mais, como o próprio Jair (Ventura) faz - disse Eduardo Tironi.

João Carlos Assumpção também criticou as palavras do técnico do Botafogo, e questionou o preparo dos brasileiros:

- Os clubes brasileiros têm todo o direito de contratar treinadores brasileiros. se forem competentes, não há motivo para não virem. Os brasileiros que se preparem melhor, porque muitos dos cursos que dizem que fazem são balela. Ou tirar foto com treinador de ponta da Europa vale alguma coisa?

O colunista do LANCE! ainda apontou fatores que levam o Brasil a não ter mercado no exterior:

- Se não têm mercado lá fora, é porque têm muito despreparo, e sequer se preocuparam em aprender outros idiomas. Alguns até não conseguem entender a cultura de jogadores de fora.