Topo

Em nota, Jair Ventura se manifesta após polêmica por declaração

15/08/2017 11h35

O técnico Jair Ventura não demorou a se manifestar sobre a repercussão de sua declaração sobre a presença de técnicos estrangeiros no país. Em nota emitida à imprensa na manhã desta terça-feira, o comandante do Botafogo descartou críticas à presença de gringos, e afirmou que suas palavras em entrevista na Fox Sports contestaram a falta de reconhecimento a brasileiros:

"O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação".

Jair Ventura valorizou o trabalho de técnicos que vêm do exterior, e destacou o nome de Reinaldo Rueda, recentemente anunciado pelo Flamengo:

"Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável".

Em seguida, afirmou que sua vivência no futebol faz com que não tenha qualquer preconceito com estrangeiros em clubes do Brasil:

"E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito".