Topo

Oposição publica carta aberta a Rueda e critica diretoria do Fla: 'Clube apático'

15/08/2017 16h56

Parte da oposição do Flamengo publicou uma carta aberta ao novo técnico do Flamengo, Reinaldo Rueda. O texto traz duras críticas à gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello. A mensagem foi assinada por alguns ex-dirigentes do clube, como Luiz Eduardo Baptista (BAP) e Wallim Vasconcellos.

A oposição dá às boas-vindas a Rueda, mas também faz uma espécie de alerta ao técnico, dizendo que o clube, atualmente, é 'apático' e 'sem vibração'.

Confira abaixo o texto:

'Caro senhor Reinaldo Rueda,

Seja muito bem-vindo. É com esperança que recebemos sua contratação.

Pelo que pudemos acompanhar de sua postura profissional e do histórico de títulos conquistados, seu nome se adapta perfeitamente ao que a Nação Rubro-Negra espera de um treinador para o nosso Flamengo. Tenha certeza de que somos 40 milhões na torcida para que você consiga realizar um grande trabalho e conquistar os títulos imensamente desejados por toda a Nação.

Dito isto, gostaríamos de alertá-lo sobre o nosso Flamengo, o que certamente o ajudará a realizar o seu trabalho. Em primeiro lugar, vamos falar do Flamengo de hoje:

- O Flamengo atual é uma instituição burocrática, lenta, onde as decisões importantes são proteladas, onde a amizade se sobressai ao mérito. Os protegidos são recompensados e os talentosos são postos de lado. Esse modelo de administração é passado de fora para dentro do campo e os resultados esportivos conseguidos, mesmo com um dos maiores investimentos financeiros já feitos pelo clube, são uma prova isso;

- O Flamengo atual tem características dos piores partidos políticos, onde acordos e negociações passam muito distantes do sentimento de "tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo". Promessas de campanha não são cumpridas; contratações para o futebol são feitas de forma atabalhoada, sem a transparência e o planejamento necessários;

- O Flamengo atual é um clube apático, sem vida, sem vibração. Não se vê sangue nos olhos. Não se vê uma cobrança séria. Não se vê revolta pela derrota - muitas delas tratadas como se fossem naturais. Não se vê mais respeito pela torcida, maior patrimônio do clube.

Se, no futebol, você conseguir combater o espírito corporativista e burocrático do atual Flamengo, já estará dando um grande passo para o seu sucesso junto à Nação.

Já em relação ao que é ser Flamengo, a Nação inteira sabe e gostaríamos de contar a você:

- Ser Flamengo é mais que torcer por um clube. É fazer parte de uma enorme Nação;

- Ser Flamengo é entrega, é vontade de ganhar, é raça. É querer ganhar tudo, mas, se perder, ter vergonha na cara e não se conformar com a derrota;

- Ser Flamengo é inclusão, é uma mistura de raças e credos, todos unidos numa só paixão;

- Ser Flamengo é saber da sua força e liderança;

- Ser Flamengo é ser gigante. É ter consciência de que é o maior do mundo;

- Ser Flamengo não é simplesmente torcer, é um maravilhoso estado de espirito.

Sr. Rueda, existem momentos especiais na vida de todos nós. Este é o seu momento.

O treinador do Flamengo é um grande protagonista de uma Nação com mais de 40 milhões de pessoas, uma população quase tão grande quanto a da sua tão bonita Colômbia.

Estamos certos de que você não deixará esta oportunidade passar em branco. Faça seu trabalho e não se deixe levar pelo Flamengo atual.

Colocando em prática o que é o verdadeiro Flamengo, temos certeza, você será muito bem sucedido e dará muitas alegrias para toda a Nação.

Conte sempre com todos nós! Saudações Rubro-Negras!

Chico Brandão

Gustavo Fernandes

Gustavo Oliveira

Luiz Eduardo Baptista (BAP)

Rodolfo Landim

Rodrigo Tostes

Wallim Vasconcellos'