Topo

Confira mata-matas nacionais entre Bota e Fla, adversários nesta quarta

Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

16/08/2017 07h30

Botafogo e Flamengo entram em campo nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Protagonistas de muitos jogos decisivos no Carioca, os dois times se enfrentam apenas pela quarta vez em mata-matas em competições nacionais.

O Rubro-Negro leva vantagem, ao sair vitorioso duas vezes, contra apenas uma do Alvinegro. Outro detalhe curioso nos confrontos é que o time que entrou favorito no momento acabou saindo perdedor.

A primeira vez em que as equipes duelaram em mata-matas nacionais foi no Brasileirão de 1981, pelas quartas de final. O Fla vinha de uma campanha pior do que a do rival na fase de grupos. No entanto, era o atual campeão brasileiro e aquele time, com Zico, Júnior & cia, viria a conquistar mais tarde a Libertadores e o Mundial, enquanto o Botafogo amargava um jejum de 13 anos sem títulos.

Depois de um empate sem gols na partida de ida, o Alvinegro venceu a volta por 3 a 1 com show de Mendonça, que deu uma assistência e marcou dois, um deles 'entortando' Júnior. Zico descontou para os rubro-negros.

Outro mata-mata entre Bota e Fla foi na decisão no Campeonato Brasileiro de 1992. Com melhor campanha, o Glorioso tinha a vantagem de jogar por dois empates. Porém, o Flamengo já no primeiro jogo acabou com isso ao vencer por 3 a 0.

O jogo de volta terminou empatado em 2 a 2. Além da festa do título do Flamengo, a partida ficou marcada também por uma tragédia. Após uma grade do anel superior do Maracanã ceder, centenas de pessoas caíram. O acidente deixou muitos feridos e três pessoas morreram.

A última vez em que Botafogo e Flamengo se encontraram em duelos decisivos em competições nacionais foi nas quartas de final da Copa do Brasil de 2013. Fazendo boa campanha no Brasileirão daquele ano, o Alvinegro acabou eliminado para o Fla. Na primeira partida, empate em 1 a 1 no Maracanã. No entanto, na volta o Rubro-Negro atropelou o Glorioso e venceu por 4 a 0, ficando com a vaga na semifinal e logo depois conquistando o título.

 

Agora, resta saber se o Flamengo vai aumentar a vantagem ou se o Glorioso vai conseguir a igualdade. A decisão começa nesta quarta-feira.