Topo

Em carta, Horta se afasta de cargo no Vasco para lançar candidatura

18/08/2017 19h41

Por meio de uma carta enviada ao presidente Eurico Miranda nesta sexta-feira, Fernando Horta anunciou o seu afastamento do cargo de vice-presidente geral do clube. Assim, ele vai lançar sua candidatura à presidência do Cruz-Maltino. As eleições vão acontecer em novembro, mas ainda não tem uma data marcada.

- É oficial: estou no dia de hoje, 18 de agosto de 2017, pedindo licença do cargo de primeiro vice-presidente geral do Vasco até dia 20 de novembro de 2017, para cumprir uma missão que é a nossa missão primordial: recolocar o clube na posição de gigante que sempre foi - escreveu.

Na carta, Horta diz que permaneceu a contragosto em São Januário desde as primeiras semanas deste mandato de Eurico Miranda. Segundo o presidente da Escola de Samba Unidos da Tijuca, ele foi convencido de que o atual mandatário vascaíno estava mais aberto, mas que logo viu que isso não era verdade.

- Minha ruptura com o presidente Eurico Miranda teve início logo na primeira semana de sua administração, após apoiá-lo nas eleições de 2014, convencido que fui por grupos, personagens importantes da história do Vasco e pelo próprio Eurico, que me asseguraram que ele se mostrava diferente, mais aberto, após tanto tempo afastado do nosso clube. Mas isso, infelizmente, não se confirmou - disse o ex-dirigente, que completou:

- Eurico se fechou. Ele se fechou para o Vasco, para mim e eu me fechei para ele.

Confira na íntegra a carta de Fernando Horta:

"Ao Clube de Regatas Vasco da Gama

Aos cuidados do presidente Eurico Miranda

Carta de licenciamento

O Vasco precisa acabar com a "Era do Eu". E iniciar a "Era do Nós"

Esta carta está na minha cabeça há anos. Eu já a escrevi em meus pensamentos muitas vezes. E ela nunca foi publicada para não criar uma crise institucional para o Vasco ainda maior do que o clube vive agora.

Permaneci em São Januário, a contragosto, como mero observador de tudo o que acontecia no nosso clube, incomodado, chateado. Mas essa experiência amarga decerto será de enorme valia para o futuro que nos aguarda.

É oficial: estou no dia de hoje, 18 de agosto de 2017, pedindo licença do cargo de primeiro vice-presidente geral do Vasco até dia 20 de novembro de 2017, para cumprir uma missão que é a nossa missão primordial: recolocar o clube na posição de gigante que sempre foi.

Minha ruptura com o presidente Eurico Miranda teve início logo na primeira semana de sua administração, após apoiá-lo nas eleições de 2014, convencido que fui por grupos, personagens importantes da história do Vasco e pelo próprio Eurico, que me asseguraram que ele se mostrava diferente, mais aberto, após tanto tempo afastado do nosso clube.

Mas isso, infelizmente, não se confirmou.

Nunca fui consultado pelo presidente para absolutamente nada, em nenhum momento, nem quando o Vasco estava próximo da queda para a segunda divisão.

Nunca tive acesso ao futebol, por exemplo. Eu tinha minhas opiniões, evidentemente, mas em todos esses anos sempre fui alijado das grandes decisões, certas ou erradas, do presidente.

Eurico se fechou. Ele se fechou para o Vasco, para mim e eu me fechei para ele.

O Vasco que eu desejo em meu coração e na minha mente é um Vasco em que os vascaínos possam participar efetivamente das decisões, com um conselho diretor ativo, no qual o futuro do clube seja decidido pelos vascaínos.

O Vasco precisa acabar com a "Era do Eu". E iniciar a "Era do Nós".

Convido os vascaínos de todo o Brasil, sócios ou não, a partilhar de nossos ideais.

Ideais que são coletivos: amor pelo Vasco, responsabilidade com as finanças do clube, modernidade, transparência e, principalmente, cuidado com as nossas origens.

Fernando Horta - vice-presidente geral do Vasco

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2017"