Topo

Jonatan Gomez se torna volante para ter mais espaço no São Paulo

03/09/2017 14h21

Jonatan Gomez desembarcou no São Paulo como meia, mas será volante a partir de agora. Dorival Júnior resolveu tornar o argentino um concorrente de Petros e Jucilei, ajudando na saída de bola e saindo de trás para auxiliar o ataque, inclusive com finalizações de fora da área.

Nesse sábado, em jogo-treino contra o Black Gold Oil FC, dos Estados Unidos, Gomez chegou a atuar na cabeça de área, como principal marcador da equipe, e fez três gols na vitória por 6 a 1. Mas, a princípio, não atuará tão recuado assim.

- O Jonatan trabalhou como primeiro volante em razão de não termos mais um atleta na função. Mas o que quero mesmo dele é como segundo volante, e ele tem qualidade e capacidade, boa distribuição de bola e chegando muito bem por trás para finalizar.

O recuo do camisa 33 é uma decisão que Dorival toma para aproveitar melhor o jogador, vindo do colombiano Independiente Santa Fe por US$ 800 mil (R$ 2,68 milhões na época) em junho, e, também, por necessidade. Com Petros e Jucilei no meio-campo titular e Militão sendo testado como lateral-direito, faltam opções como volante na reserva.

Na visão de Dorival, Gomez, agora, é a primeira alternativa a Jucilei. No 4-1-4-1 que o técnico tem usado ultimamente, Petros fica na cabeça de área, e Jucilei busca a bola, levando-a à frente para construir o jogo ou finalizar. E os chutes de fora da área são o principal trunfo de Jonatan Gomez, como ele mostrou no jogo-treino de sábado. Na necessidade, é possível, mas improvável, que o argentino jogue também na função de Petros.

Contratado com aval do amigo Lucas Pratto, o meio-campista de 27 anos foi titular em seus cinco primeiros jogos pelo São Paulo, sendo quatro com Dorival, e perdeu espaço com a chegada de Hernanes. O técnico, porém, viu no argentino um esforço para ajudar na marcação e sentiu que, deixando-o próximo demais da área, ele não encontraria tanto espaço para finalizar como se chegasse com a bola vindo de trás. Por isso, mudou sua posição.

Jonatan Gomez ainda não deve sonhar com uma vaga imediatamente como titular. Mas sua mudança de posição aumenta seu espaço no elenco. Se o meio-campo estiver travado contra a Ponte Preta, no sábado, no Morumbi, o argentino é uma das primeiras opções para mudar o panorama da partida na visão de Dorival.