Topo

Capitães, técnicos e dirigentes dos clubes 'debatem' o Paulistão-2018

05/09/2017 17h57

Capitães, treinadores e dirigentes dos clubes paulistas participaram nesta terça-feira de uma prévia do Conselho Técnico do Paulistão, chamado Encontro de Ideias visando o Estadual de 2018. O encontro aconteceu na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo. Hernanes e Dorival Júnior, pelo São Paulo, Ricardo Oliveira e Levir Culpi, pelo Santos, Fábio Carille, pelo Corinthians, e Jailson, pelo Palmeiras, compareceram, além das diretorias.

Esta não foi a primeira reunião do gênero, mas pela primeira vez contou também com os executivos para discutir ideias e mudanças para a próxima edição da competição. O Conselho Técnico do Paulistão ocorrerá em outubro e confirmará formato e detalhes da próxima edição do Estadual.

A reunião é capitaneada pelo campeão mundial Mauro Silva, vice-presidente de Integração com Atletas da FPF.

- O envolvimento dos jogadores e treinadores tem sido determinante para a evolução do futebol paulista. Ninguém melhor do que atletas e técnicos para dizer o que precisa ser feito e o que precisa ser mudado - disse Mauro Silva.

Encontros assim nos últimos dois anos renderam mudanças já aplicadas no Estadual. O veto ao troca-troca de treinadores durante o campeonato e a obrigatoriedade de quitar débitos antes de contratar um novo profissional, além da possibilidade de aquecimento no gramado da partida prevista em regulamento, são ideias surgidas nestes encontros.

Foram discutidos assuntos como qualificação dos treinadores, relação com a arbitragem, inscrição de atletas e uso das categorias de base, fair play, calendário e formato da competição. Pela manhã, compareceram representantes dos oito primeiros colocados do Paulistão-2017; os demais clubes completaram o evento à tarde.