Conheça o atacante da base que se destacou no treino do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

  • Fabio Menotti / Ag. Palmeiras

O treino da manhã desta terça-feira no Palmeiras serviu para Cuca acertar o time que jogará no sábado, contra o Atlético-MG, mas foi um garoto dos reservas quem chamou a atenção. Fernando, atacante de 18 anos, jogou aberto pelo lado direito e deu muito trabalho a Michel Bastos e Egídio. O garoto é visto com bons olhos pela comissão técnica do profissional.

Ele chegou em 2016, após destacar-se na Taça BH sub-17 pelo AMDH (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano), equipe sem estrutura profissional. Após marcar dois gols no torneio, foi disputado por outros grandes times, só que o Verdão conseguiu acertar com ele um contrato de três anos, até julho de 2019.

Mesmo aos 17 anos, foi titular da equipe sub-20 na Copinha deste ano, e tem jogado pelo time da categoria no Paulistão. Fez um gol, inclusive, sábado, na vitória por 2 a 0 sobre o Audax no Estadual.

Cuca e seus auxiliares têm acompanhado os feitos do garoto, que nessa manhã contou com a companhia dos seguintes jogadores do sub-20 na Academia de Futebol: Pedrão, outro que tem agradado, Léo Paulino, Léo Passos e Yan.

Durante o treino tático, pensando em colocar uma equipe semelhante a do Galo para treinar os titulares, Cuca escalou Fernando como ponta. A ideia era de que o atacante fizesse na atividade um papel parecido com o de Luan, adversário do fim de semana. Ele nessa função criou jogadas individuais perigosas, com dribles e arrancadas.

A relação próxima entre profissional e base é uma marca no Verdão. É comum que as categorias inferiores treinem no CT no mesmo horário que o time de cima, inclusive completando trabalhos comandados por Cuca. Atualmente, contudo, apenas três jogadores do elenco foram formados no clube: os goleiros Vinicius Silvestre e Daniel Fuzato, além do zagueiro Thiago Martins, contratado para o sub-20, em 2013. Todos são reservas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos