Topo

De arrepiar! Síria faz gol no último minuto e vai à repescagem; Coreia está na Copa

05/09/2017 14h17

Por cerca de 30 minutos, a Síria fazia história ao se credenciar a uma vaga direta na Copa do Mundo de 2018. Ela não veio. Porém, de forma dramática, pintou uma nova chance, com direito a gol de empate no minuto derradeiro. Nesta terça-feira, pela última rodada das Eliminatórias da Ásia, a seleção síria, que vive em exílio há seis anos por conta da guerra civil em seu país, empatou com o já classificado Irã em 2 a 2, pelo Grupo 1. O resultado faz com que os sírios encerrem o preparatório em terceiro, com 13 pontos e com o direito de disputar os playoffs de repescagem.

Por vaga direta, a Coreia do Sul, que ficou no empate em 0 a 0 com o Uzbequistão, fora de casa, é quem se junta ao Irã (líder). Com isso, os sul-coreanos, com 15 pontos, terminam em segundo, enquanto os uzbeques ficam em quarto lugar, com os mesmos 13 pontos dos sírios, mas dão adeus pelo quesito saldo de gols.

No âmbito político, curiosamente, o Irã apoia o presidente da Síria, Bashar al-Assad, que vê seu país em uma crise humanitária, com 7,6 milhões de desalojados, 4,8 milhões de refugiados, 470 mil sírios mortos e 3,3 mil civis estrangeiros assassinados. Dentro de campo, a seleção síria foi quem abriu o placar sobre os iranianos, aos 13 minutos, com Haj, aproveitando rebote.

A alegria dos visitantes não durou muito. No fim da primeira etapa, a lógica passou a se consolidar, com Azmoun empatando, também em lance de sobra, após escanteio e bola na trave. Em duelo equilibrado, a virada surgiu do pé direito do mesmo Azmoun, que empurrou à rede aos 20 da segunda etapa: virada, 2 a 1. No entanto, mais emoções estavam reservadas. Já nos acréscimos, Al Soma tocou com categoria e voltou a deixar tudo igual. Sírios em êxtase e ainda com o sonho vivo.

REPESCAGEM

Para ir à Copa do Mundo, a Síria terá que, primeiramente, aguardar o desenrolar do Grupo 2. Como a Austrália (19 pontos e em segundo lugar) venceu a Tailândia mais cedo, a Arábia Saudita (16 pontos e em terceiro) terá que superar o Japão, em casa, com uma vitória simples para avançar diretamente. Depois, a Síria fará um mata-mata extra para decidir se ela ou Arábia Saudita ou Austrália jogará a repescagem intercontinental contra o quinto colocado da Concacaf (América do Norte e Central).

COREIA CARIMBA PASSAPORTE

Mesmo jogando fora de casa, a Coreia do Sul segurou o ímpeto do Uzbequistão, em Tashkent. Em jogo com poucas chances criadas, o placar de 0 a 0 foi muito comemorado pelos visitantes, enquanto os mandantes saíram lamentando após saber do resultado do jogo da Síria, que findou pouco depois.

OUTROS RESULTADOS DESTA TERÇA

Austrália 2 x 2 Tailândia

Iraque 1 x 0 Emirados Árabes Unidos

Qatar 1 x 2China