Topo

Reencontro: ex-dirigente relembra conquista e saída de Mano, que teve passagem relâmpago pelo Fla

05/09/2017 07h10

A final da Copa do Brasil coloca Flamengo e o técnico Mano Menezes novamente frente à frente. O atual comandante do Cruzeiro teve uma passagem curiosa e relâmpago pelo Rubro-Negro em 2013. Insatisfeito com a postura de jogadores e após um desentendimento com um dirigente, ele pediu demissão e pagou a multa rescisória do próprio bolso. Em apenas três meses à frente do time carioca, o treinador participou da campanha do título da Copa do Brasil daquele ano, eliminando, nas oitavas de final, a mesma Raposa, que era apontada como favorita na época.

O diretor executivo de futebol do Flamengo em 2013, Paulo Pelaipe, contou ao LANCE! como ocorreu a saída do treinador, após uma derrota de 4 a 2 para o Atlético-PR, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O anúncio pegou a todos de surpresa.

- Eu fiquei sabendo quando terminou o jogo. O Mano me chamou numa sala e disse que ia sair. Ele disse que teve alguns problemas e que ia sair. Eu fiquei sabendo dos problemas depois. Foi um dos piores momentos daquele ano. Houve uma turbulência após a saída dele. Mano deu sua contribuição (para o título). Eliminamos um adversário terrível, considerado favorito, mas a vida continuava, e o Jayme (de Almeida) assumiu - lembra.

Apesar do aproveitamento de apenas 50% com o time do Flamengo, Mano pegou a todos de surpresa quando pediu para sair. Na época, poucos entenderam os motivos do adeus, que foram revelados recentemente, numa entrevista do treinador à ESPN Brasil.

- Aconteceram fatos lá que me levaram a tomar uma atitude radical, porque não é comum um técnico pedir para sair. Tive que pagar multa rescisória... Fatos que ocorreram depois com o grupo do Flamengo, que apareceram depois em algumas festas, algumas coisas. Alguns jogadores entenderam que poderiam comemorar fora do limite que eu acredito do profissionalismo do futebol - disse Mano, que entrou em rota de colisão com o então vice-presidente de marketing do Fla, Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

- Uma pessoa dentro do Flamengo quis decidir para quem eu daria e para quem eu não daria entrevista. Foi o Bap. Eu tinha marcado duas entrevistas com dois colegas de vocês (jornalistas) e, quando essa pessoa do Flamengo descobriu, ele não queria permitir. Aí, tive um desgaste para mostrar para ele que eu estava treinador do Flamengo, mas que o Flamengo não ia decidir minha vida profissional em todos os aspectos. Mesmo assim, fiz as entrevistas, e ele, internamente, considerou aquilo uma traição - contou à ESPN.

Pelaipe relembra dificuldades, celebração do título e diz que vai ao jogo

Agora morando em São Paulo, Pelaipe trabalhou 19 meses no Flamengo. Ele lembra que, antes antes da conquista do título da Copa do Brasil, houve muitas dificuldades no clube, que estava se encaixando numa nova realidade financeira.

- Foi um ano de muitas dificuldades, sem dinheiro. Tivemos uma redução na folha salarial, caiu de R$ 10 milhões para R$ 3,5 milhões. A primeira coisa que fizemos naquele ano foi pagar rigorosamente em dia. O pagamento da carteira de trabalho saía no dia quinto dia útil e o de imagem saída no dia 20. Conversamos com os jogadores e parcelamos as dívidas em 20 vezes. Tivemos que abrir mão de alguns jogadores por causa dos salários: Love, Ibson, Alex... Compramos o Samir e o Hernani, e pegamos, por empréstimo, Paulinho, Wallace e Chicão. O time encaixou. A torcida passou a apoiar a diretoria após muitas críticas pela saída dos jogadores - lembra.

Pelaipe contou que vai ao primeiro jogo da final, na próxima quinta, no Maracanã, palco de uma das maiores alegrias da sua carreira.

- Elias e Léo Moura me buscaram no vestiário para comemorar o título no gramado. Eles me jogaram para cima no campo no final do jogo, em pleno Maracanã. Vou levar aquilo para sempre, com muito orgulho - diz.

Mano já deu crédito a Jayme

Recentemente, em entrevista ao LANCE!, o técnico Mano Menezes disse que não se considera campeão da Copa do Brasil de 2013. Ele deu o crédito a Jayme de Almeida, comandante a partir das quartas de final daquele torneio e hoje auxiliar técnico da comissão fixa do Flamengo.

- Quem conquistou o título foi o Jayme. Seria apropriação indevida. Fui até um pedaço. Até eliminamos o Cruzeiro, mas faltava uma etapa e ela foi desenvolvida pelo Jayme - disse Mano.

Flamengo e Mano Menezes já duelaram cinco vezes desde que o treinador deixou o clube carioca. Foram cinco partidas, com o retrospecto de três derrotas, um empate e apenas uma vitória do treinador.