Livro sobre vitoriosa época do Vasco de 1997 a 2000 é lançado no Rio

O livro 'Monumental - O Vasco de 1997 a 2000', do jornalista Thiago Correia, foi lançado na noite desta quarta-feira, em evento realizado no Centro do Rio de Janeiro. A obra, publicada pelo selo Drible de Letra, da Editora Multifoco, narra uma das épocas mais gloriosas do Cruz-Maltino, quando o time conquistou uma Libertadores, dois Brasileiros, uma Mercosul, um Carioca e um Rio-São Paulo. Além disso, teve vestindo sua camisa craques como Edmundo, Romário, Juninho Pernambucano, Felipe, Mauro Galvão, entre outros.

- A sensação de lançar esse livro é um misto de alívio, orgulho, alegria, emoção... tudo isso. Eu quis escrever muito esse livro também para mostrar para a garotada, que teve poucas chances de ver um craque de verdade com a camisa do Vasco. Quando aconteceu esse período do livro eu tinha ali uns 11 anos. Tive uma sorte tremenda de ver Edmundo, Romário, os dois Juninhos, Euller, Mauro Galvão, Ramon... enfim, muitos grandes jogadores. Poder botar isso no papel é muito bom - disse Thiago Correia, contando como surgiu a ideia para escrever o livro.

- A ideia surgiu porque eu inicialmente queria fazer uma biografia do Edmundo. Por diversos motivos ela não acabou indo à frente, e veio o contato do selo Drible de Letra perguntando se eu tinha vontade de fazer alguma coisa e eu já tinha um pouco a ideia na cabeça de fazer um obra dessa época do Vasco, porque ainda não tinha, e um período vitorioso como esse do clube merecia - completou.

A obra traz cerca de 60 entrevistas não só dos jogadores da época, mas também de técnicos, membros da comissão técnica e até do departamento de futebol. Além dos títulos, o livro tem histórias de bastidores pouco conhecidas de uma das gerações mais vitoriosas do Cruz-Maltino.

- Foram praticamente 60 entrevistas, com os jogadores praticamente todos. Eles foram bem solícitos, foram bem bacanas, deram depoimentos raros. Lembraram de histórias específicas, como quando eles foram concentrar lá no Piauí pela Copa do Brasil e tinha sapo no hotel, de quando o Edmundo saiu e deu um bico no Maricá em excursão do Vasco lá na Espanha. Enfim, muitas histórias que eram pouco conhecidas, de uma época em que o futebol era mais legal do que é hoje. Eu tento nesse livro trazer a visão dos próprios jogadores, de quem estava em campo ou a beira dele. Falo com Antônio Lopes, com Abel Braga, com Joel Santana, Isaías Tinoco, uma galera... falei com alguns adversário também, como o Sávio. A partir desse processo eu fiz o livro, que ficou legal - comentou o autor.

O lançamento lotou o Multifoco Bistrô, na Lapa. Estiveram presentes jornalistas, torcedores do Vasco e até de equipes rivais. O evento teve o sorteio de duas camisas autografadas pelos ídolos vascaínos da vitoriosa época. No fim, o tradicional grito de guerra 'Casaca' foi puxado entre os presentes.

O livro pode ser comprado por meio do site da editora Multifoco. O valor da obra é de R$ 50.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos