Topo

'Cascudo' e impecável fora de casa: como Corinthians chega ao clássico

08/09/2017 07h30

O Corinthians chega à partida deste domingo, contra o Santos, em seu momento de maior instabilidade da temporada. Depois de consolidar a melhor campanha da história de um turno do Campeonato Brasileiro na primeira metade da disputa, o time de Fábio Carille perdeu dois em três jogos do segundo turno e volta a jogar na Vila Belmiro após duas semanas de pausa em razão das Eliminatórias da Copa do Mundo. É a chance ideal para retomar padrões que são marcantes na campanha: o gosto por jogos grandes e o desempenho impecável nas partidas como visitante nesta competição.

Até agora, o Timão jogou dez vezes fora de casa e venceu oito (Vitória, Atlético-GO, Vasco, Grêmio, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG e Chapecoense), além de dois empates (Coritiba e Avaí). O aproveitamento é impressionante: 87% dos pontos, com 15 gols marcados e apenas três sofridos. É disparado o melhor desempenho como visitante no Brasileirão, agora à espera do embate contra o Santos. Por curiosidade, o time da Vila Belmiro é pior em casa do que o Timão fora, pois soma aproveitamento de 69% dos pontos conquistados.

Além do desempenho fora de casa, outra peculiaridade da campanha corintiana está nos jogos de alta rivalidade. Foram quatro, para sintetizar: 2 a 0 no Santos, 3 a 2 contra o São Paulo e 2 a 0 diante do Palmeiras, além do inesquecível 1 a 0 diante do Grêmio que permite a longa distância de sete pontos na liderança do Brasileiro. Em jogos "grandes", o Timão sabe o que faz.

- Normalmente quando você joga com uma equipe de cima provavelmente é jogo de igual para igual, e quando pega time de faixa intermediária ou para baixo vem fechada, não propondo jogo. Então sua margem de erro é maior, você tem que arriscar mais, criar, porque destruir é mais fácil que construir - diz o lateral-direito Fagner, sobre a preferência do Corinthians por partidas intensas, poucas semanas após as derrotas contra Vitória e Atlético-GO.

É fora de casa ou então contra rivais fortes, que também buscam o ataque, que o Corinthians exibe algumas de suas melhores alternativas de jogo, como a organização e compactação defensivas, as saídas definidas em forma de triangulações, principalmente pelo lado, e a infiltração de jogadores para receberem passes em profundidade.

Neste domingo, às 16h, o Corinthians terá pela frente o Santos (um rival, ou seja, "jogo grande"), na Vila Belmiro (como visitante). Lembra da história de "chance ideal"?