Topo

Primeiro gol de Mateus no Vasco marca evolução e cobrança de Zé

10/09/2017 08h00

Cria das categorias de base do Vasco, o meia Mateus Vital teve a sua primeira chance no profissional do Cruz-Maltino no dia 6 de dezembro de 2015, no empate fora de casa sem gols contra o Coritiba. De lá para cá, foram necessários mais 25 jogos para fazer o primeiro gol na equipe adulta. Diante do Grêmio, em São Januário, no último sábado, foi dele o gol que garantiu a festa dos vascaínos. Para isso, porém, teve cobrança.

Ao chegar no Vasco no mês passado, o técnico Zé Ricardo percebeu em avaliações do elenco cruz-maltino que as entradas no último setor do campo estavam abaixo da expectativa. Mateus Vital teve uma conversa específica com o comandante, onde o próprio Zé revelou esta cobrança para que ele ficasse na área, se aproximando do gol. No primeiro jogo após isto o efeito esperado já surgiu pelo posicionamento eficaz.

- Durante a semana mostramos estatísticas para os atletas, tivemos uma palestra. Dentro das avaliações, percebemos que as entradas no último setor do campo eram muito abaixo daquilo que a gente acredita e do que as equipes acima da gente. Cobrei do Mateus Vital. Um camisa 10 com o potencial que ele tem... Tem que estar na área, se aproximar, saber o momento certo. Ele estava bem posicionado no gol que fez - comentou o treinador.

Mateus Vital tem condições de seguir ajudando a equipe. Com o trabalho colocado em prática por Zé Ricardo nas últimas semanas e que seguirá no restante da temporada sendo realizado, o meia, que já mostrou qualidade durante estes quase dois anos na equipe profissional de São Januário, deve evoluir ainda mais. Os torcedores vascaínos têm a esperança de que a porteira tenha sido aberta. No próximo domingo, contra o Grêmio, poderá comprovar isto.