Topo

Botafogo x Flamengo: veja o balanço do clássico carioca em 2017

11/09/2017 15h13

No último domingo, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela sexta vez no ano, e todo o ambiente que envolveu o clássico só demonstra o que muitos torcedores já sabiam: flamenguistas e botafoguense protagonizam, hoje, o duelo de maior rivalidade do futebol carioca.

Há alguns anos a disputa entre as duas equipes vem se acirrando, principalmente após disputas de títulos no Campeonato Carioca e uma sequência de confrontos em competições eliminatórias, como a Copa do Brasil.

Em 2017, a rivalidade atingiu seu pico com a sequência de vitórias do Flamengo no Carioca, a chegada de Rueda ao comando do Fla e a troca de farpas entre o treinador e Jair Ventura, além da classificação dos Rubros-Negros à final da Copa do Brasil em cima do rival. Assim, a vitória do Botafogo por 2 a 0 na noite deste domingo valeu muito mais que os três pontos e o fim do jejum.

Relembre agora os grandes momentos do Clássico da Rivalidade em 2017:

?NÚMEROS

?O Flamengo leva vantagem nos placares do clássico neste ano: em seis partidas, venceu três, empatou duas e só perdeu uma.

?12/02/17 - Carioca - Botafogo 1 X 2 Flamengo

23/04/17 - Carioca - Flamengo 2 x 1 Botafogo

04/06/17 - Brasileiro - Flamengo 0 x 0 Botafogo

?16/08/17 - Copa do Brasil - Botafogo 0 x 0 Flamengo

23/08/17 - Copa do Brasil - Flamengo 1 x 0 Botafogo

10/09/17 - Brasileiro - Botafogo 2 x 0 Flamengo

ARTILHEIROS

?Não tem para ninguém: Roger e Guerrero são os homens gol do clássico. O atacante do Botafogo marcou três vezes contra o Flamengo em 2017, duas delas na vitória do último domingo. Paolo Guerrero é o representante flamenguista, com três gols marcados contra o Alvinegro em 2017.

?Roger (Botafogo) - 3 gols

Guerrero (Flamengo) - 3 gols

Everton (Flamengo) - 1 gol

?Sassá (Botafogo) - 1 gol

Diego (Flamengo) - 1 gol

EMBATE DE TÉCNICOS

Os treinadores Jair Ventura e Reinaldo Rueda fizeram um duelo a parte nos confrontos entre Botafogo e Flamengo. A história entre os dois, na verdade, começou antes do colombiano assumir o clube da Gávea: no início da temporada, Rueda treinava o Atlético Nacional de Medellín, e enfrentou o Botafogo de Jair Ventura duas vezes na Libertadores, sendo eliminado da competição pelo Alvinegro.

?Quando Rueda foi anunciado como novo treinador do Flamengo, uma declaração de Jair Ventura gerou polêmica, após o comandante alvinegro afirmar que prefere dar chances a técnicos brasileiros antes de contratar estrangeiros. A frase de Jair não caiu bem, e ele chegou a se desculpar, mas a situação só serviu para tacar lenha na fogueira.

CONFRONTO EXTRA-CAMPO

?Pelas redes sociais, os dois clubes transformaram em praxe trocar farpas após qualquer assunto envolvendo os times ganhar notoriedade. Quando o Rubro-Negro venceu o Botafogo pelo Estadual, eliminando os rivais na Taça Guanabara, mais uma provocação no twitter, prontamente rebatida pelos alvinegros como incitação à violência - é bom lembrar que foi num clássico Fla x Bota que um torcedor alvinegro faleceu após briga de torcidas organizadas.

TROCAS DE FARPAS

Os jogadores também participam das provocações e não perdem a oportunidade de mandar indiretas aos rivais. Em maio, após o Flamengo ser eliminado da Libertadores pelo San Lorenzo, o Botafogo restava como último carioca na competição. Após garantir classificação às oitavas, o atacante Rodrigo Pimpão não se fez de rogado e relembrou a provocação feita pelos flamenguistas após eliminação do Bota no Carioca: "Para quem falou de não classificarmos no Carioca, agora vai ver do sofá a gente jogando a Libertadores", disparou o jogador ao fim do jogo.