Topo

Mais compacto, Palmeiras vê treino dar certo e se anima com sequência

Edu Dracena e Cuca conversam durante treino do Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Edu Dracena e Cuca conversam durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

13/09/2017 07h00

Cuca e os jogadores do Palmeiras consideram que, embora o time não tenha vencido o Atlético-MG no sábado, as duas semanas de treinos deram resultado. A defesa, um dos pontos mais trabalhados no período, recebeu elogios, já que o Verdão se portou bem no Independência, mesmo jogando em boa parte do tempo com um a menos, e nos últimos com dois a menos.

"A gente fica feliz pelo trabalho. Como sempre falo, a defesa não vai bem nem vai mal só pelos zagueiros. A parte defensiva do Palmeiras foi muito boa. O time aprimorou e jogou mais juntinho, mais compacto (após os treinos). Temos de exaltar todos do sistema defensivo, que começa no ataque e termina no goleiro. Funcionou, tomara que a gente melhore cada vez mais e continue tendo elogios. As críticas fazem parte, mas os elogios quando vêm fazem você pensar que está no caminho certo", pontuou Edu Dracena.

Foi comum nos últimos 15 dias ver Cuca acertar o posicionamento da primeira linha durante as atividades na Academia de Futebol. De fato, mesmo jogando na casa do Galo, o time correu menos riscos do que o comum e só sofreu o gol por uma cobrança de pênalti. Mesmo quando passou a jogar em desvantagem numérica, a equipe manteve-se organizada.

"Eu fico satisfeito com a defesa. O que trabalhamos a linha de defesa, e mesmo com nove fomos sólidos, firmes. Poderíamos estar jogando até agora, que talvez o gol não saísse. Eles se postaram muito bem", elogiou Cuca, após a partida.

Em relação à equipe que jogou no sábado, o técnico terá de fazer mudanças, pois Luan está suspenso. Juninho é o principal candidato a jogar ao lado de Edu Dracena - ele entrou contra o Atlético-MG após o cartão vermelho do camisa 13 e jogou bem.

O próximo passo é parar de tomar gols, algo raro neste Brasileiro. A última vez que a defesa passou sem ser vazada foi há seis jogos, contra o Avaí, no Allianz Parque. Em 23 rodadas, o time não sofreu gols apenas em seis. Adaptando-se ao novo estilo de jogo, agora com quatro meio-campistas, o zagueiro considera que o Palmeiras tem boa margem para crescer no que resta do campeonato.

"O time nos últimos dois jogos vem jogando em uma maneira diferente do que o ano passado e está se dando bem. É bacana, porque quando muda peça e esquema requer um tempo de adaptação. E está sendo bom o tempo de treino. Temos de partir de um ponto, em crescente, por mais difícil que foi o último jogo", completou Dracena.

Agora, espera-se evolução no controle do jogo. O trabalho de terça, assim como também em parte das últimas duas semanas, teve como ênfase a posse de bola, trocar o máximo de passes possível. Este fundamento passou a funcionar melhor no sábado quando o Verdão jogou com um a menos. Serão agora cinco dias de treinos até o próximo encontro, contra o Coritiba, segunda, no Pacaembu.