Arana é talismã do Corinthians: não esteve em quatro das cinco derrotas

  • José Patrício/Estadão Conteúdo

    Arana atuou em 41 partidas na temporada

    Arana atuou em 41 partidas na temporada

Somando pré-temporada e competições oficiais, o Corinthians disputou 55 partidas nesta temporada e foi derrotado apenas cinco vezes: Santo André (2 a 0, pelo Paulistão), Ferroviária (1 a 0, pelo Paulistão), Vitória (1 a 0, pelo Brasileirão), Atlético-GO (1 a 0, pelo Brasileirão) e Santos (2 a 0, pelo Brasileirão). Coincidência ou não, o lateral-esquerdo Guilherme Arana participou de apenas 45 minutos em só uma destas cinco partidas e virou uma espécie de talismã do Timão: com ele em campo, a chance de vitória é maior.

O camisa 13 do Corinthians começou jogando contra o Vitória, mas foi justamente nesta partida em que sentiu as dores na coxa direita que o afastaram da equipe - na oportunidade, conseguiu jogar só o primeiro tempo e saiu no intervalo para a entrada de Moisés. Ou seja, na única derrota corintiana em que Arana atuou foi sem estar em plenas condições físicas.

Arana atuou em 41 partidas na temporada, com 26 vitórias, 14 empates e só uma derrota, com 75% de aproveitamento dos pontos pelo Corinthians. De acordo com dados do Footstats, a equipe tem média de 1,5 gol marcado e 0,5 sofrido com ele em campo. Por outro lado, foram dez partidas sem o lateral: quatro vitórias, dois empates e as fatídicas quatro derrotas, em 47% de aproveitamento. Sem ele, média de gols marcados de 0,7 e 0,9 de gols sofridos por jogo. Números bem inferiores.

A colaboração de Arana para os objetivos do Corinthians em 2017 é evidente, porque são dois gols marcados e oito assistências - fundamento em que ele é líder na temporada. Por isso, o técnico Fábio Carille está animado pela possibilidade de ter o camisa 13 de volta neste domingo, contra o Vasco, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desfalque nas últimas quatro partidas, o lateral-esquerdo trabalhou em campo quarta e quinta-feira e se não houver nenhuma surpresa poderá atuar no fim de semana. O talismã voltou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos