Topo

Washington se prepara para o primeiro desafio como técnico

Washington comemora gol marcado em sua passagem pelo Atlético-PR - Reprodução
Washington comemora gol marcado em sua passagem pelo Atlético-PR Imagem: Reprodução

15/09/2017 11h02

Aposentado desde 2011, Washington Coração Valente prepara o seu retorno ao futebol. A partir de agora, porém, ele trabalhará fora das quatro linhas. O ex-jogador tem encaminhado um acordo para comandar o Vitória da Conquista na próxima temporada, time da Primeira Divisão do futebol baiano.

"Ainda não está acertado oficialmente, mas estamos bem encaminhados, bem conversados. Só pedi um prazo para acertar os meus negócios pessoais, mas esse prazo já está quase no final. Provavelmente, em alguns dias, uma semana, uma semana e meia, eu já devo estar conversando com o Ederlane (Amorim, presidente do clube) para ajustar um acerto e poder, quem sabe, já assumir o time para o próximo ano", explica Washington ao LANCE!.

Apesar de ainda não ter assinado contrato, Washington já está conversando com a diretoria do "Bode" (como o time é chamado pela torcida) para tratar da programação da pré-temporada. A intenção é que a equipe inicie a sua preparação no mês de dezembro, em data a ser definida após o acerto oficial. No ano que vem, o provável time de Washington disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.

Em 2017 o Vitória da Conquista chegou às semifinais do Baianão, sendo eliminado pelo Vitória. Washington já esteve em Vitória da Conquista (BA), cidade a 518 Km de Salvador, conhecendo a estrutura do clube no início de agosto, quando as conversas com a diretoria já haviam sido iniciadas.

Ele não esconde que conquistar o título baiano e levar o Vitória da Conquista à Série C está entre suas ambições:

"Fazer um grande Campeonato Baiano, disputando para poder chegar às finais, até mesmo chegar ao título, e na Série D, com certeza, subir para a Série C. A gente acertando com o Vitória da Conquista vai ter isso como objetivo".

Após concluir a carreira como jogador, Washington fez cursos de gestor e de treinador na CBF e percebeu que tinha maior afinidade com o papel de técnico que, segundo ele, combina mais com o seu jeito intenso. Ele fez estágios no Atlético-PR, com Paulo Autuori, no Fluminense, com Abel Braga, e na Seleção Brasileira, a convite de Edu Gaspar, com Tite.

"Por ter vivido tudo isso dentro do futebol, por ter estudado também, muito, ter feito o curso, me preparado, com certeza estou pronto, sim. Vamos fazer um grande trabalho onde eu for treinador. Tomara que a gente consiga fazer um acerto bacana e cumprir todos os meu objetivos dentro do Vitória da Conquista", disse Washington.

Como jogador, Washington atuou de 1993 a 2011 e passou por clubes como

Internacional, Grêmio, Atlético-PR, São Paulo, Fluminense e Fernerbahçe (Turquia). Em 2001, ele vestiu a camisa da Seleção Brasileira, na disputa da Copa das Confederações. Em 2004, pelo Atlético-PR, Washington marcou 34 gols no Campeonato Brasileiro e se tornou o maior artilheiro de uma única edição.