Topo

Forasteiro, atacante vira arma do São Paulo contra 'Hernanesdependência'

17/09/2017 06h05

Que o pouco de força do São Paulo nos últimos jogos está concentrado em Hernanes não é novidade. No entanto, um outro jogador tem conseguido destacar em meio à crise no Campeonato Brasileiro e tem conseguido números satisfatórios para a comissão técnica: Marcos Guilherme, que, com espírito forasteiro, vira arma no importante duelo deste domingo contra o Vitória às 16h no Barradão.

Marcos Guilherme tem sete jogos pelo Tricolor. Estreou no mesmo dia de Hernanes, contra o Botafogo no Engenhão. E marcou dois gols. Depois, no clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, marcou mais um. Ou seja, o atacante só marca em jogos fora de casa.

Com três gols, Marcos é o único que quebra um pouco da monopólio de Hernanes nos tentos anotados. O meia fez sete em sete partidas disputadas desde o retorno. Já igualou Luis Fabiano com segundo melhor início da história nas primeiras dez partidas e, se marcar na Bahia, iguala o recordista: o atacante Reinaldo, com oito gols em 2002. Desde que a dupla estreou, o Tricolor marcou 14 gols, e eles fizeram dez, para se ter ideia da importância.

Marcos Guilherme tem feito gols de oportunismo e, com velocidade, é considerado pelo técnico Dorival Júnior como uma das principais peças ofensivas. Contratado por empréstimo até o meio do ano que vem, o atacante se firmou como titular, enquanto viu o badalado Cueva sair do time para a entrada do garoto Lucas Fernandes. A tendência é que seja mantido.

No Morumbi, o atacante ainda não marcou gols, mas atuou bem. Contra a Ponte Preta, na última rodada, partiram dele diversas jogadas de ataque, sempre na velocidade.

Com 24 pontos, o São Paulo ocupa a 19ª colocação no Campeonato Brasileiro. O Vitória é o 17º, com 26. É um confronto direto e fundamental na luta contra o rebaixamento. Por essas e outras, o Tricolor precisa que seu atacante siga com o espírito de bom forasteiro, anotando gol mesmo que seja fora de casa.