Golpe no WhatsApp promete foto de Neymar e causa prejuízos a usuários

Do UOL, em São Paulo

  • Gonzalo Fuentes/Reuters

Um novo golpe atinge aos usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp e fãs de futebol. Hackers desenvolveram um vírus que promete personalizar o plano de fundo do aplicativo com imagens do craque da Seleção Brasileira e do PSG, Neymar. O novo golpe já atingiu cerca de 10 mil pessoas nas últimas duas semanas, de acordo com a PSafe, empresa de aplicativos para segurança e performance digital.

O golpe funciona da seguinte maneira: Um link promete ao usuário que escolha o clube no qual gostaria de ver Neymar jogando. Após a escolha, o usuário teria, então, um plano de fundo personalizado com a foto de Neymar com a camisa do clube escolhido. O link vem sendo disseminado através das mensagens e de grupos do aplicativo que convidam o usuário a clicar no anúncio.

Para seguir e obter o suposto plano de fundo o usuário é induzido a baixar um aplicativo chamado 'Camisa 10', divulgar para oito grupos ou 15 amigos e preencher seus dados para recebimento de SMS pagos, podendo causar prejuízo financeiro para o usuário.

"O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp", comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

A recomendação é que os usuários de smartphone devem contar com um antivírus com a função 'antiphishing' instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos