Juninho ou Luan? Veja a diferença nos números das opções de Cuca

  • WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Juninho foi um dos destaques na vitória sobre o Coritiba

    Juninho foi um dos destaques na vitória sobre o Coritiba

Para enfrentar o Fluminense neste domingo, no Maracanã, Cuca terá a volta de Luan, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Coritiba, na última segunda-feira. A dúvida é se o jogador retorna para fazer dupla com Edu Dracena ou se Juninho, que foi um dos destaques do Palmeiras no Pacaembu, segue na equipe. Na análise das estatísticas de ambos no Brasileiro, há diferenças.

Tanto Juninho quanto Luan realizaram 13 jogos cada um neste Campeonato Brasileiro, e ainda não balançaram as redes na competição. Mas, a princípio, Luan tem a preferência de Cuca, já que Juninho chegou a ser utilizado diversas vezes como lateral-esquerdo, posição que é um das carências do elenco.

Mas Juninho, que empolgou a torcida com atuação muito segura diante do Coritiba, tem bons números defensivos. Na comparação com seu concorrente, por exemplo, desarma mais e melhor, segundo o Footstats: acertou 82,1% de suas tentativas, com 23 desarmes certos e cinco errados, enquanto Luan tem aproveitamento de 77,3% no quesito, com 17 acertos e cinco erros.

Por outro lado, se tenta desarmar mais, Juninho tem um número superior de faltas. Cometeu 17 infrações e só recebeu seis faltas. Já Luan fez 14 e levou 13 - em média, comete 1,07 falta por partida e recebe exatamente uma por jogo. Não à toa, Juninho tem quatro cartões amarelos, o dobro em relação a Luan.

Luan, contudo, já foi expulso e cometeu um pênalti, ambos no mesmo lance em que puxou a camisa de Leonardo Silva, no empate por 1 a 1 diante do Atlético-MG, no último dia 9. Juninho, que não recebeu cartão vermelho e tem ainda um pênalti sofrido neste Brasileiro, ganhou a chance contra o Coritiba exatamente porque o colega estava suspenso.

Os números na saída de bola apontam que Juninho arrisca mais. Ele tem 92,9% de acerto nos passes (acertou 391 e errou 30), mas perdeu a posse de bola 13 vezes. Luan, por sua vez, perdeu a posse em oito oportunidade e acerta mais passes: 95,1%, com 408 tentativas corretas e 21 equivocadas.

No aspecto ofensivo, Juninho se sai melhor. Tem duas finalizações certas e seis erradas (25% de acerto), contra só uma finalização correta e cinco equivocadas de Luan (16,7% de acerto). Além disso, beneficiado por ter jogado como lateral, Juninho já deu duas assistências para gol, contra nenhuma do colega, e acumula quatro passes para finalizações, o dobro da estatística de Luan neste quesito.

Ainda na análise ofensiva, Luan acertou o único drible que tentou, enquanto Juninho não arriscou nenhuma finta com a bola nos pés. E Luan não deu nenhum cruzamento, mas seu colega errou todas as suas oito tentativas de alçar a bola para um companheiro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos