Topo

'Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima': Botafogo tenta se reerguer

24/09/2017 08h00

Uma das versões mais conhecidas da música "Volta por cima" é na voz da botafoguense Beth Carvalho." Reconhece a queda e não desanima. Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima." Os versos eternos de Paulo Vanzolini, gravados originalmente no já distante 1962, são mais atuais do que nunca para o Glorioso. Mal digeriu a eliminação na Copa Libertadores, o time volta atenções totalmente ao Campeonato Brasileiro a partir deste domingo. O duelo é contra o Coritiba, no Couto Pereira, às 16 horas. O site do LANCE! transmite em tempo real.

Logo depois do jogo, as palavras dos jogadores e do técnico do Botafogo eram de dor, sim, mas de olhar para frente. O autor da canção que inspira essa reportagem certamente concordaria, não estivesse morrido há um ano. Mas o paulistano deixou uma surpreendente contestação ao sucesso das palavras que escreveu "porque ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda". Tal registro foi lembrado na época da morte pelo site da Revista Veja.

E o Botafogo precisa reconhecer os erros que teve. Não ter feito o dever de casa - também contra o Flamengo, pela Copa do Brasil -, ter desperdiçado oportunidades claras de gol contra o Tricolor Gaúcho... é preciso reconhecer. A partir daí, buscar a vitória contra o time paranaense e dar sequência ao bom momento no Campeonato Brasileiro.

- Time grande tem obrigação de fazer boa campanha, e temos a obrigação de brigar por essa vaga na próxima Libertadores - afirma o zagueiro Carli.

Letra de "Volta por cima" (Paulo Vanzolini)

Chorei, não procurei esconder

Todos viram, fingiram

Pena de mim, não precisava

Ali onde eu chorei

Qualquer um chorava

Dar a volta por cima que eu dei

Quero ver quem dava

Um homem de moral não fica no chão

Nem quer que mulher

Venha lhe dar a mão

Reconhece a queda e não desanima

Levanta, sacode a poeira

E dá a volta por cima