Topo

Presidente garante permanência do Cruzeiro no Mineirão, mas tem carta na manga se o consórcio desistir

27/09/2017 16h01

Enquanto o vizinho se prepara para levantar a Arena MRV, o Cruzeiro continuará mandando seus jogos no Mineirão. Em entrevista ao Seleção Sportv, o presidente Gilvan de Pinho Tavares frisou o bom relacionamento entre o clube e a Minas Arena, concessionária responsável pelo estádio, mas garantiu que o clube já tem planos de assumir a administração do Mineirão ao lado de uma outra empresa, caso a instituição devolva a gestão.

- No futuro, se houver necessidade, se o consórcio não quiser mais operando o estádio e resolver devolvê-lo para o estado de Minas Gerais, a gente já tem um projeto em andamento com uma empresa, que vai assinar contrato com o Cruzeiro, para explorar essa outra parte que a gente não tem vocação. Clube de futebol não tem vocação para explorar shows e outros eventos que trazem lucro. É um local maravilhoso o estádio. Fica aqui na Pampulha, é o maior ponto turístico. O Mineirão pode ser um dos maiores pontos turísticos da capital. É um estádio que muita gente vem para conhecer, ainda mais depois da reforma. Ficou muito bonito, tem uma esplanada linda lá fora - explicou Gilvan de Pinho Tavares.

O contrato da Raposa com o consórcio é válido até 2033, porém, o vínculo da concessionária com o Mineirão está previsto para terminar apenas em 2037. Apesar de frisar o bom relacionamento do clube com a empresa, Gilvan de Pinho Tavares não deixa de apontar que o Cruzeiro terá um papel ainda mais importante para consórcio quando a Arena do Atlético-MG for inaugurada.

- Nós temos uma relação com a Minas Arena muito boa. O contrato nosso foi longamente estudado e satisfaz plenamente ao Cruzeiro. A Minas Arena esteve durante longo tempo tentando conquistar também a diretoria do Atlético para assinar, para trazer mais público, mais receita para o consórcio. Mas a diretoria do Atlético decidiu construir seu estádio, já teve uma aprovação do Conselho Deliberativo deles. Disseram que é uma obra para três anos, em 2020 vão inaugurar, o que afasta mais o Atlético do Mineirão. Aqui, em Minas Gerais, fica só o Cruzeiro em condição. A Minas Arena vai depender ainda mais do Cruzeiro, para realizar seus jogos no Mineirão. Eu não sei da intimidade dos negócios da Minas Arena porque a gente não participa disso.

Durante a entrevista, o presidente explicou como funciona o atual vínculo do Cruzeiro com a Minas Arena, após passar por algumas alterações.

- Nós temos um contrato em que a gente paga para utilizar o estádio só a taxa de operação: 70% corre por conta do Cruzeiro, 30% por conta do consórcio. Temos 54.500 ingressos, que o Cruzeiro fabrica e vende. Agora nós estedemos essa participação do Cruzeiro, fazendo um outro convênio com o consórcio, com aquelas cadeiras que ficavam vazias, em frente às câmeras de transmissão da televisão. Dava uma imagem feia para o espetáculo. Às vezes, o estádio estava cheio, mas aquele local parecia que o estádio estava vazio. Nós negociamos e nós que vendemos esses ingressos hoje. Metade da receita líquida vai para a Minas Arena, metade vai para o Cruzeiro - declarou.

O presidente também contou sobre a relação dos torcedores da Raposa com o estádio, que é visto pela maioria como casa, e afirmou que os cruzeirenses não querem deixar de mandar seus jogos no Mineirão, apelidando o estádio de 'Toca 3', em referência a Toca da Raposa I e II, utilizadas para treinamento do time na Pampulha.

- O projeto antigo foi de administrações anteriores. O novo Mineirão veio depois desse projeto antigo, e a torcida do Cruzeiro tomou amores pelo Mineirão de tal forma que eles não chamam mais o Mineirão de casa do Cruzeiro. Eles apelidaram o Mineirão de Toca 3. Temos a Toca 1 e a Toca 2, tudo aqui na Pampulha, e o Mineirão é a Toca 3. E não querem sair daqui de forma nenhuma.

O próprio Mineirão será palco da disputa pela taça da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Depois de garantir o empate em 1 a 1 no Maracanã, o Cruzeiro recebe o Flamengo às 21h45 para a decisão. Sem vantagem para nenhum dos lados, o vencedor desta noite volta para a casa com o título.