Stoichkov critica governo espanhol: 'Você é uma vergonha total'

Um dos grandes ídolos da história do Barcelona e ex-companheiro de Romário no clube, o búlgaro Hristo Stoichkov criticou o governo espanhol por sua atuação no último domingo durante o referendo pela independência da Catalunha. O principal alvo foi a ministra da Presidência e para Administrações Territoriais, Soraya Sáenz de Santamaría.

- Seu avô, franquista. Seu pai, franquista. Ela, franquista também. E seu filho... É ela que demanda as coisas que temos que fazer? Por favor, demitam-na. Não pode mandar a polícia bater em gente inocente. Governo da Espanha, você é uma vergonha total. Por isso vocês estarão onde merecem, separados do mundo - criticou o ex-jogador, ao canal "Univisión Deportes".

No último domingo, a população da Catalunha votou no referendo de independência da região. Além do pleito, os cidadãos foram às ruas tentar garantir que os colégios eleitorais não fossem fechados pelas forças de segurança da Espanha. No entanto, os confrontos deixaram centenas de feridos e muitos detidos.

A Espanha foi contra o referendo e não o reconheceu como válido. Parte dos catalães não conseguiu votar. O zagueiro Piqué, do Barcelona, exerceu o seu direito e vem sendo bastante criticado. Na última segunda-feira, o defensor foi vaiado pela torcida que compareceu ao treino da Fúria, o que obrigou os dirigentes da seleção a fechar as atividades desta terça.

Stoichkov lembrou que comemorou o título da Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões) em 1992, no Estádio Wembley, em Londres, após vitória sobre a Sampdoria, com uma bandeira da Catalunha.

- Em 1992 sai com uma bandeira independentista ao campo do Wembley. Quando este governo que está agora nem sabia o que era essa bandeira. Cedo ou tarde será o que tem que ser, mas não desta maneira - emendou.

O referendo apontou que 90% votaram a favor da independência da Catalunha.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos