Portugal joga a vida em 'final' contra Suíça; França com um pé na Copa

O Estádio da Luz, em Lisboa, será palco de um confronto épico pelo Grupo B das Eliminatórias, nesta terça-feira. Às 15h45 (de Brasília), Portugal de Cristiano Ronaldo recebe a Suíça na disputa pela liderança e vaga direta à Copa do Mundo de 2018. Hoje, os suíços lideram com três pontos, estão com 100% de aproveitamento e, por isso, jogam por uma igualdade no marcador.

Para os portugueses, mais cascudos após o título da Eurocopa-2016, só o triunfo evita a dramática repescagem. O objetivo de atingir o topo da chave está bem claro na cabeça do técnico Fernando Santos, que, ainda assim, espera ver o próximo adversário no Mundial da Rússia.

- Espero e desejo que Portugal se classifique. É isso que quero, mas também espero que a Suíça possa lá estar (na Copa). Foi uma digna representante nas Eliminatórias e será, certamente, uma digna representante na Copa do Mundo - disse o treinador, emendando:

- Sabemos as dificuldades, a Suíça tem uma equipa de grandíssima qualidade e tem dois resultados que são favoráveis [vitória ou empate]. Mas tenho a convicção de que vamos vencer. Temos de ser uma equipa com cabeça e com confiança naquilo que os jogadores são capazes de fazer - completou Santos, que terá Ronaldo e André Silva como principais trunfos ofensivos.

GRUPO A: FRANÇA DEPENDI DE SI E HOLANDA DE MILAGRE

Líder do equilibrado Grupo A, a França está com 20 pontos. A Suécia, logo atrás na segunda posição, está com 19. As duas entram em campo às 15h45 (de Brasília) e, como os adversários são diferentes, os franceses podem até tropeçar que carimbam o passaporte à Rússia. A seleção do técnico Didier Deschamps recebe a Belarus, no Stade de France. Enquanto isso, a equipe comandada por Jan Andersson visita a Holanda.

Com 16 pontos, a Holanda, por sua vez, merece um recorte diferenciado. O time de Robben e companhia, em terceiro lugar, ainda tem chance de ir ao Mundial. Porém terá que operar um milagre na Amsterdam Arena. A vitória diante dos suecos terá que vir por sete gols de diferença - assim, empataria no número de pontos e passaria os rivais no quesito saldo de gols.

Robben, maior astro da Laranja Mecânica e que já viu a sua seleção de fora da última Euro, já jogou a toalha quanto às Eliminatórias.

- É doloroso (ficar fora da Copa do Mundo). Infelizmente, faz parte do esporte. Depois do resultado da Suécia (vitória por 5 a 2 frente à Hungria), não podíamos jogar de outra forma a não ser de peito aberto (contra a Bielorrússia), mas vencer por 8 a 0 a Bielorrússia não ia acontecer. E um triunfo de 7 a 0 sobre a Suécia também não. É uma grande desilusão - disse Robben.

GRUPO H: DISPUTA É PELA REPESCAGEM

Nesta terça, outro grupo que trará uma decisão será o H. A Bélgica recebe o Chipre já com a vaga garantida na Copa. O técnico Roberto Martínez pode, inclusive, promover testes na promissora geração do país. A emoção ficará por conta da disputa pela segunda posição, ou seja, pela repescagem local.

Com 16 pontos, a Grécia, hoje, é quem teria o direito a uma segunda chance. O adversário dos gregos será Gibraltar, lanterna e zerado até aqui. Caso confirme o amplo favoritismo e lógica, a seleção de Michael Skibbe nem precisará secar Bósnia, terceira colocada, com 14 pontos, e que irá duelar com a Estônia, fora. Cabe destacar que todos os jogos serão realizados às 15h45 (de Brasília).

TODOS OS JOGOS DESTA TERÇA

15h45 - Bélgica x Chipre (Grupo H)

15h45 - Estônia x Bósnia (Grupo H)

15h45 - França x Belarus (Grupo A)

15h45 - Grécia x Gibraltar (Grupo H)

15h45 - Hungria x Ilhas Faroe (Grupo B)

15h45 - Letônia x Andorra (Grupo B)

15h45 - Luxemburgo x Bulgária (Grupo A)

15h45 - Holanda x Suécia (Grupo A)

15h45 - Portugal x Suíça (Grupo B)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos