Topo

Um ano depois: relembre Fla x Flu polêmico e confrontos desta temporada

10/10/2017 07h30

Flamengo e Fluminense voltam a campo na quinta, em mais um clássico muito esperado. Um dia depois, na sexta-feira fará exatamente um ano do polêmico Fla x Flu vencido pelo Rubro-Negro, em Volta Redonda, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, ambas as equipes reclamaram muito da arbitragem, mas foi o Tricolor das Laranjeiras que ficou com uma bronca maior, lamentando um gol anulado aos 39 minutos do segundo tempo, de Henrique, de cabeça.

O resultado daquela partida chegou a ser suspenso após reclamações de interferência externa por parte do Fluminense. Aos 39 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo vencia por 2 a 1, Henrique, de cabeça, empatou. No entanto, o defensor estava em posição irregular, configurando impedimento. O auxiliar Emerson Augusto de Carvalho percebeu e levantou a bandeira. Revoltados, alguns jogadores do Tricolor foram cobrar o bandeirinha, que chamou Ricci para conversar. Os dois concordaram em validar o gol. Foi então a vez dos rubro-negros revoltarem-se.

O jogo ficou parado por cerca de 13 minutos em meio a muitas reclamações. A Polícia Militar entrou em ação e isolou o trio de arbitragem. Uma reportagem do Esporte Espetacular, da Rede Globo, mostrou, por meio de leitura labial, que o inspetor de arbitragem daquela partida, Sérgio Santos, alertou o árbitro Sandro Meira Ricci que Henrique estava impedido. Novamente, o gol foi anulado, e a partida caminhou até o fim com o placar de 2 a 1 para o Fla.

O Fluminense entrou com um pedido de anulação da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O resultado do jogo chegou a ser suspenso, mas o STJD arquivou o caso pouco depois, descartando a necessidade de um julgamento.

NESTE ANO, FLU AINDA NÃO 'VENCEU'

Fluminense e Flamengo já duelaram cinco vezes nesta temporada. O Tricolor das Laranjeiras ainda não venceu: foram duas vitórias para o Flamengo e três empates. Porém, curiosamente, o time de Abel conquistou a Taça Guanabara numa disputa de pênaltis contra a equipe da Gávea. O troco rubro-negro teve mais peso, pois venceu as duas partidas da final do Carioca, por 1 a 0 e 2 a 1.

Os clássicos deste ano:

5 de março, final da Taça Guanabara (Carioca): Fluminense (4) 3 - 3 (2) Flamengo

2 de abril, Carioca: Fluminense 1 - 1 Flamengo

30 de abril, primeiro jogo da final do Campeonato Carioca: Fluminense 0 - 1 Flamengo

7 de maio, segundo jogo da final do Campeonato Carioca: Flamengo 2 - 1 Fluminense

18 de junho, primeiro turno do Campeonato Brasileiro: Fluminense 2 - 2 Flamengo