Topo

Consistência defensiva do Vasco é importante para mais uma vitória

15/10/2017 07h35

A consistência defensiva que o Vasco adquiriu com o técnico Zé Ricardo foi determinante para mais uma vitória do time no Brasileirão, desta vez por 1 a 0 contra o Botafogo, no último sábado, no Maracanã. Mais uma vez a equipe pouco criou, mas conseguiu fazer um gol e segurar a vantagem até o final.

O Cruz-Maltino não teve muitas chances contra o Alvinegro e chegou ao gol em um lampejo de Nenê, que fez grande jogada e anotou em chute de fora da área que ainda contou com desvio em Carli. Depois, o time suportou bem a pressão e saiu com os três pontos.

Sob o comando do treinador, a defesa também foi importante nos triunfos contra o Grêmio, por 1 a 0, e o Avaí, por 2 a 1. O técnico Zé Ricardo explicou que deu ênfase neste início de trabalho ao setor e reconheceu que vem dando resultado, e que a defesa vem sendo primordial nas vitórias.

"Quando eu cheguei, o que mais chamava atenção era a quantidade de gols que o Vasco vinha tomando. Então, a gente sabia que a partir dos 15 dias que teria, tinha que montar a equipe a partir de não tomar gols. E está dando resultado nesses sete jogos, tendo em vista que a equipe não está conseguindo fazer muitos gols, mas o sistema defensivo forte sempre vem dando a expectativa de a gente vencer a partida", disse Zé Ricardo, dando mérito aos atletas.

"Méritos dos atletas, os treinamentos estão sempre englobados tanto o sistema defensivo quanto o ofensivo. Mas eles buscaram uma automação de posicionamento e movimentos para o time defensivamente ter êxito", completou.

Nos triunfos, o sistema defensivo cruz-maltino cedeu poucas oportunidades aos adversários mesmo sofrendo muita pressão. Um bom teste de fogo também foi na partida contra o Avaí, que o ataque até funcionou fazendo dois gols ainda no primeiro tempo, mas o panorama mudou no segundo. Mesmo com o desfalques de Breno e um a menos desde os 15 do segundo tempo, o time deu poucas oportunidades ao adversário e conseguiu segurar a vitória por 2 a 1 contra o time catarinense.

Um dos responsáveis por essa evolução é o zagueiro Anderson Martins, que retornou ao clube em julho. Em pouco tempo ele se transformou no pilar do setor e vem fazendo boa dupla de zaga com Breno.