Topo

Juiz marca pênalti, consulta VAR e expulsa jogador por simulação

15/10/2017 15h49

Em alguns dos principais campeonatos nacionais pela Europa, o árbitro de vídeo vem sendo testado nesta temporada. Um dos países que vem adotando a tecnologia é a Bélgica. Neste domingo, houve um caso polêmico na vitória do Standard Liège sobre o Kortrijk, por 3 a 1. Aos 13 minutos do segundo tempo, o lateral Sébastian Pocognoli caiu na área e o juiz marcou pênalti. Contudo, ele foi alertado pelo VAR, verificou o replay, anulou a penalidade e expulsou o jogador por simulação.

Pocognoli ficou revoltado com a decisão do árbitro. De fato, pelas imagens, ele parece ter tropeçado, e não simulado para cavar um pênalti. A sua equipe estava com superioridade numérica - Azouni havia sido expulso pelo Kortrijk na etapa inicial - e ele tinha cartão amarelo.

- Sébastian me disse que foi tocado, então eu acredito nele. Estamos em uma fase que obviamente precisa ser revisada e analisada. Não é fácil para o árbitro. O vídeo é uma coisa nova para ele - disse Paul-José M'Poku, companheiro de Pocognoli.

Quem também saiu em defesa do jogador foi o português Sá Pinto, técnico da equipe.

- A situação com Pocognoli foi bizarra. Não acho que ele simulou e ele não merecia esse amarelo. É uma pena porque poderíamos terminar este jogo em silêncio, mas, mais uma vez, entrou um obstáculo - lamentou.

O Standard Liège tem como goleiro o mexicano Ochoa, que defende a seleção de seu país. Contra o Kortrijk, dois brasileiros foram titulares: os meias Carlinhos e Edmilson Junior.