Topo

Vasco tem desafio de engrenar série de vitórias por vaga na Libertadores

Carlos Gregório Jr/Vasco
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco

16/10/2017 07h35

A quatro pontos do G7, o Vasco já passa a ver novamente o sonho de ir à Libertadores do ano que vem mais vivo. Há quatro jogos sem perder, sendo duas vitórias seguidas, o desafio do Cruz-Maltino agora é conseguir manter esse ritmo e engrenar uma sequência de triunfos para se firmar de vez na briga pela classificação para a competição continental. Contra o Atlético-GO, na quarta-feira, o time busca vencer pela terceira vez seguida pela primeira vez no Brasileirão.

O técnico Zé Ricardo reconhece a necessidade de engrenar na competição. Porém, ele destaca que isso não é fácil, já que o Brasileirão está bastante equilibrado. Por isso, o treinador disse que é preciso fazer sacrifícios nas partidas, como o empenho demostrado no clássico contra o Botafogo.

"A gente tem que tentar manter o ritmo. É muito difícil, todos os jogos têm mostrado um grau de dificuldade muito grande. A competição vai entrando no seu pedaço final e os objetivos vão ganhando um peso grande a cada rodada para cada equipe, basta ver os resultados muito justos. Com a gente não está sendo diferente, se a gente não tivesse o empenho, poderia ter saído derrota para o Botafogo. A gente sabia que a vitória só viria com o grau de sacrifício que o time teve", disse o treinador.

No entanto, o treinador evita olhar a longo prazo e diz que a meta para chegar no objetivo é pensar jogo a jogo. Ele elogiou o Atlético-GO, apesar de ser o lanternar, e afirmou que ter aumentado a distância do Z4 dá mais tranquilidade para os jogadores buscarem a vaga na Libertadores.

O importante é a gente pensar jogo a jogo. Dois, três jogos com vitórias te jogam lá para cima, e como a tabela está justa, a gente acaba sonhando com isso também. Mas a gente tem que pensar o próximo jogo, lá em Goiânia, vamos enfrentar um adversário que apesar da posição, em em viés de crescimento. Foi importante a gente destacar um pouquinho do grupo de trás, porque isso dá confiança aos atletas e tranquilidade para pensar jogo a jogo.

Nenê mostra otimismo pelo G7

Herói no clássico contra o Botafogo ao fazer o gol da vitória, Nenê prefere adotar uma visão positiva em relação ao Vasco no campeonato. Segundo ele, é preciso ter cuidado para não voltar a ser ameaçado de rebaixamento, mas que é o momento de o Cruz-Maltino olhar olhar para a parte de cima da tabela em uma vaga na Libertadores de 2018.

"Eu acho que nós temos que ser sempre positivos e sempre pensar para a frente. Claro que nós temos que ter atenção, não ganhamos nada ainda. Mas nosso objetivo é a Libertadores. Vamos esquecer um pouco essa parte do Z-4. Vamos focar para cima. Nosso time tem potencial para isso, só faltava acertar, melhorar em alguns aspectos. Graças a Deus, estamos no caminho certo", comentou Nenê.

Na briga pela classificação para a competição continental, o Vasco ganhou novamente o reforço da torcida em jogos na cidade do Rio de Janeiro. No primeiro turno, isso foi importante para o time no Brasileirão. Nenê diz que esse apoio é fundamental para a equipe no decorrer da competição.

"A gente ficou muito tempo sem os torcedores, a gente sabe da importância deles. Os resultados que tivemos sem eles foram diferentes de quando eles estavam no nosso estádio. Então, eles são uma peça fundamental, nos dá uma energia, uma força muito grande, nos apoiando desde o início", disse.