Topo

Time tailandês brilha nas copas nacionais e busca primeiro título na história com 'tempero brasileiro'

18/10/2017 16h37

Com menos de dez anos de existência, o Chiangrai United, da Tailândia, tem feito história no futebol local nesta temporada. Comandado por uma legião de brasileiros - toda a comissão técnica e mais cinco jogadores -, a equipe, que jamais venceu um título, está nas semifinais de duas das mais importantes competições do país: a FA Cup e a Copa da Liga Tailandesa. Nesta quarta-feira, eliminou da FA Cup o Buriram United, que é o maior time do país, em vitória por 1 a 0, com gol de Felipe Azevedo.

Com importantes gols de jogadores como Felipe Azevedo, ex-Ponte Preta, e Vander Luiz, ex-Flamengo, o time tem mostrado um 'tempero brasileiro' nestas campanhas históricas: a faceta de balançar as redes na segunda etapa das partidas.

Até aqui, dos 25 gols marcados pelo Chiangrai nas duas copas (14 na FA Cup e 11 na Copa da Liga), 48% foram feitos nos últimos 45 minutos dos jogos, algo que evidencia o trabalho da comissão técnica num país em desenvolvimento no futebol e que tem buscado evoluir em vários aspectos, inclusive, fisicamente.

- Estamos vivendo um momento muito importante neste final de temporada. E comemoramos alguns fatos, como estarmos com o elenco todo à disposição, sem ninguém lesionado, e termos feito diversos gols no segundo tempo das partidas. Isso é um detalhe que diz respeito à preparação física e é muito relevante para nós da comissão técnica - destaca o preparador físico Anderson Nicolau, que trabalha ao lado do técnico Alexandre Gama e de outros profissionais brasileiros (Wilson Andrade, Marcos Cesar Domingues e Cesar Pereira).

No elenco atual, além de Felipe Azevedo, que é o artilheiro do time, e de Vander Luiz, o Chiangrai United conta com os brasileiros Everton (zagueiro ex-Luverdense), Rafael Coelho (atacante ex-Vasco) e Jandson (atacante ex-Avaí).

Fundado em 2009, o time buscará um título inédito em sua história em duas frentes. Pela semifinal da Copa da Liga Tailandesa, o Chiangrai enfrentará o Ratchaburi, no próximo dia 4 de novembro, fora de casa. Já na FA Cup, o adversário e a data da semifinal ainda serão decididas em sorteio.

-A inda é cedo para falar, pois faltam muitos objetivos, mas até aqui nós já conseguimos fazer história, afinal é a primeira vez que o Chiangrai chega a duas semifinais. Então de certa forma já estamos na história do clube, mas nós queremos e precisamos de mais. Vamos brigar muito para conquistar o primeiro título da história do clube", finaliza Nicolau, confiante de que a mão de obra brasileira tem dado frutos no futebol asiático - completou Nicolau.